25.11.20

Viver Como Discípulos

Terça-feira, 24 de Novembro


Se a igreja quer mesmo ser uma força a favor da educação cristã, é imperativo que comecemos com Jesus. O Senhor chamou discípulos e treinou-os para a missão ao andar com eles. O Mestre deu-lhes a oportunidade de se envolverem na vida das pessoas de quem eles deviam cuidar e a quem deviam amar. E Jesus desafiava-os diariamente com a Sua visão do que este mundo podia ser quando as pessoas se começassem a tratar umas às outras como irmãos e irmãs.

3. Leia Lucas 4:18-23. Qual é a mensagem de Cristo para todos nós, como Seus seguidores?

Durante três anos, os discípulos viram Jesus a praticar os ideais do reino, anunciados no Seu primeiro sermão na sinagoga de Nazaré. Perdão, graça e amor andavam de mãos dadas com a solidão, o compromisso e as dificuldades. Se havia uma lição a ser aprendida, essa era a de que o discipulado não é algo que se leva de maneira leviana. Somos discípulos para toda a vida – não apenas por um dia.

“A comissão do Salvador aos discípulos incluía todos os crentes. Abrange todos os crentes em Cristo até ao fim dos séculos. É um erro fatal supor que a obra de salvar almas depende apenas do pastor ordenado. Todos a quem veio a celestial inspiração, são depositários do evangelho. Todos quantos recebem a vida de Cristo são mandados trabalhar pela salvação de seus semelhantes. Para essa obra foi estabelecida a igreja, e todos quantos tomam sobre si os seus sagrados votos, comprometem-se, assim, a ser coobreiros de Cristo.” Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 822

Devemos garantir hoje que Ele seja sempre o centro da nossa comunhão e adoração. Jesus foi o responsável por inventar o discipulado. Embora os rabis dos Seus dias atraíssem seguidores, Jesus chamou pessoas para segui-Lo. Os rabis jamais poderiam imaginar um chamado tão radical que sugerisse que estar com Jesus fosse mais importante do que todos os mandamentos deles.

Como discípulos de Cristo, respeitamos todas as pessoas e trabalhamos para proporcionar um lugar em que todas elas cresçam e se desenvolvam.

Portanto, a educação cristã inclui o sentido de missão, de propósito, não apenas para ganhar o sustento, mas para fazer, na nossa esfera, o que Jesus nos chama a fazer: imitá-Lo ao ministrar aos necessitados e partilhar com eles as boas-novas do evangelho.