23.11.20

Chamados a Viver Como Luz

Segunda-feira, 23 de Novembro


Em cada lugar para onde olhamos, parece que o nosso planeta se está a voltar para si mesmo, a trocar a luz pela escuridão. No entanto, também encontramos a escuridão mais perto de nós, ao considerarmos a nossa experiência neste mundo difícil. Também entendemos os horrores que a vida nos causa ao lutarmos contra a doença, ao lidarmos com a perda de entes queridos, ao observarmos famílias a sucumbir à separação e ao divórcio e ao lutarmos para compreender os males da sociedade e da cultura.

No entanto, no meio deste cenário de falência moral e trevas espirituais, no meio de todo este barulho externo e interno, ouvimos as palavras de Jesus a cada um de nós:

“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5:14-16

2. De acordo com os versos acima, como devemos viver? Sendo cristãos, o que fazemos afecta a maneira como os outros veem a Deus?

Sentados na margem do Mar da Galileia naquele dia, sob o sol quente, como é que o auditório de Jesus entendeu as Suas palavras? Os que ouviram as Suas palavras conheciam muito bem a luz e as trevas. Certamente eles tinham muita escuridão a temer. Eles viviam sob ocupação romana, numa sociedade militarizada que, apesar da falta de telefones, computadores e de internet, em muitos aspectos era tão eficiente como a nossa e, de certa forma, ainda mais aterrorizante.

Os romanos estavam em todos os lugares, lembrando às massas na encosta que aqueles que insistiam em criar problemas seriam rapidamente levados aos torturadores – e a uma morte exposta numa cruz romana.

No entanto, ali estava Jesus, chamando-os a viver como luz; a ser misericordiosos, puros de coração, pacificadores. A educação cristã deve, portanto, ensinar os nossos alunos a ser luz no mundo, a ser capazes de fazer escolhas e tomar decisões que revelem a realidade e a bondade de Deus para os outros.

De que maneira podemos mostrar aos outros a realidade e a bondade de Deus?