Domingo, 22 de Novembro
Um rabino, ao observar os olhos sonolentos dos jovens que estavam sentados na sua sala de aula, perguntou-lhes: “Alunos, como sabemos quando a noite termina e o dia começa?”
Vários alunos levantaram as mãos cautelosamente. “Rabino”, perguntou um deles, “seria quando podemos diferenciar uma figueira de uma oliveira?”
“Não.”
Outro aluno levantou a mão: “Rabino, seria quando podemos diferenciar uma ovelha de um bode?”
Depois de ouvir uma série de respostas, o rabino anunciou: “Alunos, sabemos que a noite terminou e o dia começou quando olhamos para um rosto nunca visto antes e reconhecemos aquele estranho como o nosso irmão ou irmã. Até esse momento, por mais claro que o dia esteja, ainda é noite”.
1. Leia Lucas 10:30-37. Qual foi a mensagem apresentada por Jesus com esta história? O que deve fazer parte de toda a verdadeira educação cristã?
Como Adventistas do Sétimo Dia, fomos abençoados com uma abundância de luz e verdades doutrinárias (por exemplo, o estado dos mortos, o Sábado, 1844 e o juízo, o Grande Conflito, etc.) que a maior parte do mundo cristão ainda não compreende. No entanto, por mais cruciais que sejam estas verdades, para que servem elas se não somos gentis com as pessoas, se demonstramos preconceito com os outros e se permitimos que as tendências culturais e sociais do nosso ambiente nos façam tratar os outros como inferiores?
A verdadeira educação cristã deve levar-nos também a superar estas fraquezas e males humanos e a ver os outros como Cristo os vê, como seres por quem Ele morreu, seres cujos pecados Ele suportou na cruz, seres pelos quais Ele pagou um preço infinito. Se elevarmos a cruz, como devemos, veremos o valor de cada ser humano e o trataremos como realmente merece, de acordo com o valor que Deus lhe concedeu. A educação cristã deve incluir este ensino, caso contrário não é digna do nome “cristã”.
Que preconceitos ensinam a sua cultura e sociedade, subtil ou mesmo abertamente? Como cristão, como os deve superar?