15.11.20

À Imagem de Deus

Domingo, 15 de Novembro


1. De acordo com Génesis 1:26, 27; 5:1, 3, como é que Deus criou originalmente a humanidade e o que lhe aconteceu depois do pecado?

A expressão “à imagem de Deus” fascina os intérpretes da Bíblia há séculos. O que é esta imagem à qual os primeiros humanos foram criados? Por exemplo, será que isto significa que Deus Se olhou ao espelho e formou a Sua nova criatura para que se parecesse com Ele? Ou significa que, de todas as outras formas de vida, o ser humano é a forma que se parece mais com Deus? Ou refere-se a uma semelhança e compatibilidade espiritual e intelectual entre o Criador e a Sua criação humana? As Escrituras não dão uma explicação precisa sobre esta expressão, embora os estudiosos tenham tirado das Escrituras muitas interpretações possíveis. Contudo, podemos ver que, depois do pecado, esta imagem foi alterada, razão pela qual Ellen G. White escreveu que o objectivo da educação é restaurar no homem a imagem do seu Criador (Educação, p. 14-16).

Como pode a educação alcançar um objectivo tão extraordinário?

Primeiro precisamos lembrar que Deus nos criou para ter um relacionamento com Ele, da mesma forma que os pais fazem com os seus filhos. Ele criou-nos à Sua imagem, tal como os pais humanos têm filhos à imagem deles (Génesis 5:1), para que nos pudesse educar como filhos Seus, pertencentes à Sua família; Ele pode comunicar-Se e formar um relacionamento duradouro connosco. A imagem de Deus, portanto, é mais uma “imagem mental” que permite que dois seres, um divino e outro humano, tenham um encontro de mentes. É exatamente isto que acontece na educação, primeiro em casa entre pais e filhos e depois na escola quando os professores também assumem a obra educativa. É evidente que Deus planeou este processo de educação tão conhecido por nós quando, ao distinguir-nos de muitas outras formas de vida, criou-nos à Sua própria imagem – Ele o fez para que nos pudesse ensinar e para que pudéssemos aprender com Ele, até que a Sua imagem (a Sua mente) fosse reflectida na nossa.

A história da redenção é uma história sobre educação, desde a criação à encarnação, e desde a encarnação à recriação. Deus é um Mestre, e o Céu é uma escola para todos os tempos (veja Ellen G. White, Educação, p. 301). Quais são as implicações deste pensamento para o nosso compromisso com a educação cristã em casa, na igreja, na escola, na universidade e ao longo da vida?