17.11.20

Moisés e os Profetas

Terça-feira, 17 de Novembro


3. De acordo com 2 Timóteo 3:14-17, qual é a função das Escrituras na educação cristã?

A palavra para designar a primeira parte da Bíblia, a Torá, às vezes é traduzida como “a Lei”, em parte porque existem muitas leis nos livros que compõem a Torá. Mas, na realidade, Torá significa “ensino” ou “instrução”. Esta compreensão é muito diferente do que muitos pensam ser a essência da “lei” na Bíblia, a saber, regras e regulamentos que devemos seguir para permanecer na graça de Deus. Em vez disso, a Lei foi planeada como material de ensino que fala de como viver com sucesso e segurança no relacionamento de aliança que Deus pretendia ter connosco quando Ele nos criou no princípio.

Nas duas secções seguintes da Bíblia Hebraica, os profetas relatam como o povo de Deus dominou este material educativo e viveu por ele (os primeiros profetas ou livros históricos), e o que eles deveriam ter aprendido com este material educativo (os últimos profetas). A parte restante do Antigo Testamento (chamada “escritos” em hebraico) está repleta de exemplos de professores e alunos bem-sucedidos e não tão bem-sucedidos, junto com as suas experiências educativas. Alguns exemplos de sucesso educativo nestes livros seriam Ester, Rute, Daniel e Jó. Entre os fracassados estariam os quatro amigos de Jó. É evidente que o livro dos Salmos é um hinário, mas até ele tem pelo menos três salmos educativos: Salmo 1, Salmo 37 e Salmo 73.

Os evangelhos estão repletos de materiais planeados para fins educativos, especialmente nas parábolas de Jesus. Muitas cartas de Paulo começam com uma forte proclamação do evangelho, mas terminam com material educativo, lições práticas sobre a vida quotidiana para os cristãos. O livro do Apocalipse também está repleto de material didático. Por exemplo, a divulgação do futuro da igreja de Cristo está revelada num livro que apenas o Cordeiro de Deus – Jesus, o Mestre dos mestres – pode abrir (Apocalipse 5:1-5).

Alguns dizem que nem todo o material didático dos livros de Moisés se aplica ao nosso tempo, e isso está correcto. Em Deuteronómio 17:14-20, há orientações explícitas sobre a escolha de alguém para ocupar a função de rei. Embora não nomeemos reis na nossa igreja, como podemos determinar a aplicação adequada deste material didático das Escrituras para a nossa realidade?