28.11.20

Educação em Artes e Ciências

Lição 10, 28 de Novembro a 04 de Dezembro


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.” Salmos 19:1


A educação inclui o que tem sido chamado “artes e ciências”. Mas o que implica aprender ou ensinar artes e ciências de uma perspectiva bíblica? Estamos, por exemplo, a apresentar simplesmente versos bíblicos selecionados que se relacionam com um aspecto especial da medicina moderna ou da história da arte? Ao fazermos isto, podemos relacionar as nossas lições práticas ao incrível poder de Deus na criação do nosso complexo mundo. Mas a simples inclusão das Escrituras numa lição de livro didático é apenas uma pequena parte da verdadeira educação, que é salvadora e redentora.

Para que esta educação realmente funcione, precisamos da Palavra de Deus para orientar o ensino de todas as disciplinas, desde as ciências humanas à biologia molecular. Sem ela, podemos perder de vista a grandiosidade de Deus, a Sua soberania como Criador e Mantenedor do mundo. Ao aprender a ver como o Senhor considera a Sua criação orgânica e repleta de propósito, ficamos mais perto de entender como certas disciplinas podem e devem ser ensinadas.

Nesta semana, vamos examinar alguns princípios envolvidos na nossa maneira de ensinar artes e ciências a partir da perspectiva e cosmovisão cristãs.