26.11.20

Partilhar a Nossa Vida

Quinta-feira, 26 de Novembro


5. O que disse Paulo em 1 Tessalonicenses 2:6-8? Como podemos e devemos refletir esta mensagem nas nossas escolas e igrejas?

Confrontados com o colapso da comunidade na sociedade, vivemos numa época em que o entendimento bíblico de igreja nunca foi tão significativo. Como nos lembra Mateus 18:20: “[...] onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.”. A visão do Novo Testamento sobre o que é a igreja e a comunidade formou-se principalmente nos lares dos cristãos. Ali, a comunidade reunia-se em pequenos grupos, orando, cantando, celebrando a Ceia do Senhor, aprendendo e partilhando as palavras de Jesus.

Estes grupos de adoração também se transformaram nas primeiras escolas da igreja, uma vez que nestes lugares os novos membros eram apresentados à Bíblia e a esta nova vida em Cristo. Paulo escreveu em Romanos 12:2: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento”. Textos como esse sugerem que a igreja levou muito a sério essa obra de educação.

Estes primeiros cristãos descobriram rapidamente que o evangelho pode ser vivido de maneira mais eficaz em comunidade, quando temos motivos para cantar com mais entusiamo, orar com mais fervor e ser mais cuidadosos e compassivos. Quando ouvimos os outros a falar da bondade de Deus, sentimos quanto Ele tem sido bom para nós; quando ouvimos sobre as lutas e dores uns dos outros, sentimos a cura de Deus na nossa vida e experimentamos um desejo renovado de ser instrumentos da Sua graça e cura.

Nesta passagem, Paulo afirmou que o evangelho de Deus é tudo: o poder da cruz, a ressurreição do Senhor e a promessa do Seu regresso. Simplesmente não havia notícia melhor em todo o mundo! E Paulo passou a vida dedicado ao desafio de, acima de tudo, partilhar a história de Jesus com a maior integridade e compromisso.

No entanto, Paulo sugeriu neste texto que a mensagem do evangelho pode ser mais bem entendida e vivida através do ato de partilhar a vida. Nunca nos devemos esquecer de que as pessoas observam atentamente para ver se a nossa vida ilustra a mensagem de graça encontrada na Bíblia.

Pergunte a si mesmo: que tipo de testemunha eu sou para que estão à minha volta?