12.11.20

Idolatria Na Educação

Quinta-feira, 12 de Novembro


O antigo Israel estava cercado por povos muito religiosos, pessoas tão dedicadas a adorar e aplacar os seus deuses que sacrificavam até os seus próprios filhos! Eram muito dedicados, mas completamente errados.

Portanto, a verdadeira adoração ao Deus verdadeiro era uma parte importante da proteção aos hebreus diante do perigo de serem apanhados na idolatria e na adoração falsa que os cercava. No entanto, apesar de todas as advertências, eles caíram nas práticas idólatras contra as quais tinham sido especificamente advertidos.

E nós hoje? Porque é que a adoração ao Deus verdadeiro, relatando tudo o que Ele fez por nós, é também tão importante – especialmente diante dos perigos da idolatria moderna?

7. Leia Marcos 7:1-13. Que princípio encontrado nos versos 7-9 poderia ser aplicado hoje no contexto da educação cristã e do perigo dos falsos ensinos tirados do mundo e que poderiam impactar negativamente a prática da nossa fé?

Muitas ideias importantes e intelectuais do mundo de hoje estão fundamentadas numa visão naturalista da realidade. Muitas disciplinas na escola são estudadas hoje a partir dessa perspectiva, o que geralmente significa que o que é ensinado será contraditório às Escrituras. Podemos ficar tentados a adorar ideias postuladas, teorizadas e colocadas em prática. Também podemos idolatrar as mentes brilhantes dos filósofos, cientistas e matemáticos que registaram estas ideias. O problema é que muitas vezes estas ideias podem entrar em conflito com as Escrituras; no entanto, como atualmente são ensinadas e consideradas verdadeiras, as pessoas tentam incorporá-las à educação cristã. Contudo, a única maneira de fazer isso é transigir com a fé, o que geralmente significa distorcer as Escrituras, para as tentar ajustar às ideias atuais.

Que crenças populares atuais entram em conflito com as Escrituras? Como igreja, de que modo podemos impedir que elas sejam incorporadas ao nosso sistema educacional?