Lição 8, 14 a 20 de Novembro
Sábado à tarde
VERSO ÁUREO: “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.” 2 Timóteo 3:16
LEITURAS DA SEMANA: Génesis 1:26, 27; Isaías 11:1-9; 2 Timóteo 3:14-17; 1 Reis 4:29-34; João 14:17; 1 Coríntios 2:1-16
A Bíblia conta uma longa história sobre Deus e o Seu povo. Às vezes, ela é vista como uma história de amor que correu mal, pelo menos temporariamente. Ou pode ser vista como a história de um Pai e dos Seus filhos rebeldes que, por fim, acabam por mudar de atitude.
Contudo, para os objectivos do estudo desta semana, vamos descobrir na história bíblica outro tema, o de um mestre e os seus alunos. Eles continuavam a reprovar nos testes, mas o Mestre explicava-lhes as lições repetidamente e pacientemente, até que, finalmente, alguns as assimilavam.
A história bíblica não é diferente das nossas histórias humanas que conhecemos tão bem – com uma excepção. A história de Deus e o Seu povo tem a garantia de um final feliz, a certeza de que o seu objectivo será alcançado. A graça divina para com o Seu povo assegura esse resultado. A responsabilidade humana neste relacionamento tem sido muitas vezes mal compreendida e até temida por muitos que a julgam penosa. Mas, na verdade, a história bíblica é essencialmente um convite para conhecer a Deus e compreender a Sua vontade. Realmente, aprender a conhecer a Deus é a nossa principal resposta à Sua graça. Não é possível merecer esta graça, mas podemos conhecê-la, e o que é a educação cristã na sua essência, senão a educação que ensina sobre esta graça?