9.11.20

E Que Os Declarassem Aos Seus Filhos

Segunda-feira, 09 de Novembro


Os salmos do Antigo Testamento acabaram por desempenhar uma função na vida religiosa do antigo Israel. Eles eram recitados, cantados, muitas vezes com o auxílio de instrumentos musicais, durante os momentos de adoração, especialmente a adoração pública. No Antigo Testamento, isso era essencial para o modo como as pessoas adoravam em geral. Israel funcionava como uma comunidade e, por isso, o povo adorava em conjunto.

Os salmos são basicamente poemas, letras para músicas. A palavra hebraica para salmos, Tehillîm, significa “cânticos de louvor”. E quando cantamos louvores a Deus estamos a adorar o Senhor.

2. Qual é a mensagem essencial de Salmos 78:1-17? Como se encaixa ela em toda a questão da educação e da adoração?

Há uma certa determinação no que diz respeito à mensagem do Salmo 78. No verso 2, Asafe mencionou que seriam publicados os “enigmas dos tempos antigos”. A palavra “enigmas” não significa coisas “sinistras”, mas coisas obscuras ou apagadas, como a História se pode tornar, quando os seus eventos cruciais ficam cada vez mais distantes no passado. Noutras traduções, a palavra “enigmas” é apresentada como “segredos” ou “doces e antigas verdades”. A questão neste texto é que a educação de Israel incluía ensinar aos filhos as histórias sobre o trato do Senhor para com a nação eleita.

3. Examine o Salmo 78:6-17. Que lições específicas deviam os pais ensinar aos filhos? Qual era o objectivo final desta educação?

Um dos objectivos da educação, visto nos textos, era que os filhos aprendessem a confiar em Deus e a guardar os Seus mandamentos. Como é que Apocalipse 14:12 reflecte esta mesma ideia para nós hoje?