21.11.20

A Igreja e a Educação

Lição 9, 21 a 27 de Novembro


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “E não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados; antes, fomos brandos entre vós, como a ama que cria seus filhos. Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda a nossa própria alma; porquanto nos éreis muito queridos.” 1 Tessalonicenses 2:6-8


Desde os tempos primitivos, os fiéis reuniam-se para adorar a Deus nas sinagogas, nos lares e nas igrejas. Com o seu estudo das Escrituras e adoração, eles desejavam ardentemente conhecer a Deus e compreender a vontade Dele para a sua vida. A Bíblia revela que a igreja é um ambiente em que devem ocorrer discussões importantes e relevantes, e onde as pessoas podem conhecer a Deus e a Sua vontade para a vida delas.

Às vezes, temos medo de fazer perguntas. Na Bíblia, porém, vemos que as perguntas levam as pessoas a uma compreensão mais clara de Deus. Além disto, as histórias das Escrituras criam oportunidades para que todos repensem os seus compromissos. Jesus concentrava-Se neste tipo de educação com os Seus seguidores.

Visto que a igreja deve ser um local de educação, ela deve conceder o espaço para um diálogo genuíno. Muitos alunos ouviram na escola: “Todas as perguntas sinceras são importantes e merecem atenção”. Da mesma forma, devemos proporcionar dentro da igreja um ambiente seguro para que as pessoas cresçam na graça e no conhecimento de Deus e do Seu plano para a sua vida.