25.11.20

Procurar a Verdade

Quarta-feira, 25 de Novembro


Albert Einstein, considerado frequentemente o pai da física moderna, escreveu: “O importante é não parar de questionar. A curiosidade tem a sua razão de existir. Não podemos deixar de ficar admirados ao contemplar os mistérios da eternidade, da vida, da maravilhosa estrutura da realidade. Basta que tentemos compreender um pouco deste mistério a cada dia. Que nunca percamos a curiosidade sagrada”.

Vivemos num mundo de mistérios, não é? A ciência moderna tem demonstrado uma complexidade incrível que existe em praticamente todos os níveis da existência. E, se é assim nas simples coisas físicas, quanto mais nas espirituais?

4. O que ensinam os textos a seguir sobre a busca da verdade e de respostas? (Jeremias 29:13; Mateus 7:7; Atos 17:26, 27; Salmos 25:5; João 16:13; 17:17).

A Bíblia está repleta de histórias de pessoas curiosas muito parecidas com cada um de nós – homens e mulheres que têm perguntas, medos, esperanças e alegrias, que buscam a verdade e procuram respostas para as perguntas mais difíceis da vida.

“Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração deles, sem que o homem possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.” (Eclesiastes 3:11). O que quis Salomão dizer neste texto? Alguns traduzem a palavra hebraica ‘olam como “eternidade” e outros como “a percepção do passado e do futuro”. Então, de acordo com este verso, Deus colocou no coração e na mente do ser humano uma percepção do passado e do futuro, a própria eternidade. Ou seja, somos capazes de pensar sobre as questões importantes da vida e da nossa existência em geral.

É evidente que as Escrituras desempenham aqui uma função central. Quem somos nós? Porque estamos aqui? Como devemos viver? O que acontece quando morremos? Porque existe mal e sofrimento? Estas são perguntas que os que buscam a verdade têm feito desde o início da História. Que privilégio e que responsabilidade é sermos capazes de mostrar algumas respostas a estas pessoas que buscam! O que é a educação cristã, senão o ato de mostrar às pessoas estas respostas, encontradas na Palavra de Deus?

Porque é que as Escrituras devem ser a principal fonte de respostas às grandes perguntas da vida?