19.11.20

Homens e Mulheres Sábios

Quarta-feira, 18 de Novembro


As palavras para designar escola, estudo e educação são claramente compreendidas nos nossos dias, mas não são comuns na Bíblia. As palavras “sabedoria” e “sábio” são muito mais comuns nas Escrituras. Por exemplo, o Antigo Testamento fala de homens e mulheres sábios (2 Samuel 14:2; Provérbios 16:23).

4. O que revela 1 Reis 4:29-34 sobre a importância da sabedoria?

O rei Salomão foi apontado como um homem muito sábio, que falava sobre a vida animal e vegetal e proferia provérbios com grande sabedoria, ou seja, como homem da educação (1 Reis 4:29-34). Os livros de Provérbios e Eclesiastes contêm muitos ensinamentos sábios sobre diversos assuntos, atribuídos a Salomão e a outros mestres sábios nos tempos antigos (Provérbios 1:1; 25:1; 30:1; 31:1).

De acordo com a Bíblia, a sabedoria é muito semelhante à nossa educação hoje. É algo que se aprende com os pais e professores, especialmente quando se é jovem (Eclesiastes 12:1), mas, realmente, uma pessoa acumula sabedoria ao longo de toda a vida. Em segundo lugar, a sabedoria geralmente tem um aspecto prático; por exemplo, devemos aprender com as formigas que poupam no verão para ter o suficiente para o inverno (Provérbios 6:6-8).

No entanto, a sabedoria não é apenas prática; ela também tem um aspecto teórico, pois começa com a fé em Deus e segue certos princípios fundamentais (Provérbios 1:7). A sabedoria ajuda-nos a viver com responsabilidade e para o benefício de outras pessoas, além de nos proteger da infelicidade. Por último, tal como a educação hoje, a sabedoria não responde a todas as nossas perguntas, mas permite-nos ficar satisfeitos com o que sabemos, enquanto continuamos a procurar o que ainda é desconhecido, e esta é uma boa atitude a partir da qual podemos aprender a conhecer a Deus e a confiar na Sua graça. De acordo com Jeremias 18:18, a função do mestre sábio é considerada no mesmo nível das funções de sacerdote e profeta. Os três transmitem mensagens de Deus ao Seu povo, na forma de instruções na Lei, conselhos educacionais e mensagens especiais.

Como podemos aprender a sabedoria e depois transmiti-la aos nossos descendentes? Porque é tão importante que, como povo, façamos isto?