7.10.18

“Volta, ó rebelde Israel”

Domingo, 07 de Outubro

A história do povo de Israel está cheia de episódios de desobediência e anarquia, seguidos de um regresso à obediência, e depois sucedidos novamente por mais desobediência. Este padrão repetiu-se diversas vezes. Quando o povo de Deus era submisso à Sua vontade, era abençoado. Cada vez que transgredia e seguia o seu próprio caminho, a vida dele tornava-se miserável e cheia de conflitos. Mesmo antes de Israel entrar na terra prometida, Deus previu este padrão e ofereceu-lhes a solução para evitar essas consequências terríveis.

1. Leia Deuteronómio 28:1-14 e enumere as bênçãos que Israel receberia se obedecesse à vontade de Deus:

2. Leia Jeremias 3:14-18. O que aprendemos com o chamado de Deus para que Israel se arrependesse e retornasse ao Senhor? O que revela isto sobre o amor e a paciência de Deus para com o Seu povo?

No livro de Jeremias é surpreendente como Deus foi amoroso, misericordioso e generoso para com o Seu povo, apesar da sua rebelião, desunião e idolatria. Deus está constantemente a convidar o Seu povo a voltar a Ele e arrepender-se das suas rebeliões. Repetidamente Deus prometeu restauração e esperança para o futuro.

“Volta, ó pérfida Israel, diz o Senhor, e não farei cair a Minha ira sobre ti, porque Eu Sou compassivo, diz o Senhor, e não manterei para sempre a Minha ira. Tão somente reconhece a tua iniquidade, reconhece que transgrediste contra o Senhor, teu Deus, e te prostituíste com os estranhos debaixo de toda árvore frondosa e não deste ouvidos à Minha voz, diz o Senhor.” Jeremias 3:12, 13

As palavras de Jeremias foram ditas num momento de ampla negligência da Palavra de Deus. Embora algumas reformas tivessem sido iniciadas na época do rei Josias, muitos não sentiam o impulso espiritual de permanecer em obediência a Deus. Os seus pecados, idolatria e egocentrismo causavam ruína espiritual e política. Quanto mais a sua obediência regredia, mais terríveis eram as suas perspectivas futuras. No entanto, através de Jeremias, Deus apelou a eles. O Senhor planeava um futuro melhor para o Seu povo, e desejava trazê-lo de volta à prosperidade, unidade e saúde. Mas isso só poderia ocorrer se ele vivesse pela fé e por tudo o que essa fé envolvia.

Qual é a diferença entre obediência e desobediência? O que significa isso na sua vida?