Terça-feira, 02 de Outubro
4. De acordo com Génesis 11:1-9, o que tornou o problema da separação e da desunião pior?
Os eventos seguintes relatados pela Bíblia após o Dilúvio são a construção da Torre de Babel, a confusão dos idiomas e, em seguida, a dispersão das pessoas, que até então tinham falado uma única língua. Talvez atraídos pela beleza da terra entre os rios Tigre e Eufrates, bem como pela fertilidade do solo, alguns descendentes de Noé decidiram construir para si uma cidade e uma torre alta na terra de Sinar, localizada atualmente no sul do Iraque (Génesis 11:2).
A arqueologia mostrou que a Mesopotâmia era uma região densamente povoada desde os tempos históricos mais antigos. Entre esses povos estavam os sumérios, a quem é atribuída a invenção da arte de escrever em blocos de argila. Eles construíam casas bem edificadas e eram mestres na produção de joias, ferramentas e utensílios domésticos. As escavações também revelaram muitos templos em forma de torre, dedicados ao culto de várias divindades.
Os descendentes de Noé, que se estabeleceram na terra de Sinar, rapidamente se esqueceram do Deus de Noé e das promessas que Ele tinha feito de nunca mais destruir o mundo mediante um dilúvio. A construção da Torre de Babel foi um monumento à sua superior sabedoria e habilidades. Um motivo para esse projeto de construção foi o seu desejo de alcançar renome e reputação, para que o seu nome se tornasse célebre (Génesis 11:4). “Segundo o propósito divino, os seres humanos deviam estar unidos através do elo da verdadeira religião. Quando a idolatria e o politeísmo quebraram esse elo espiritual interior, eles perderam não só a unidade de religião, mas também o espírito de fraternidade. Um projeto como essa torre, com o objetivo de preservar por meios exteriores a unidade interior perdida, jamais seria bem-sucedido” (Comentário Bíblico Adventista, v. 1, p. 278).
A queda de Adão e Eva destruiu a unidade do homem e o plano original de Deus. Ela resultou na confusão no que diz respeito à adoração, na disseminação generalizada do mal e da imoralidade sobre a Terra e, por fim, na divisão da humanidade em muitas culturas, idiomas e etnias diferentes, que têm estado frequentemente em desacordo umas com as outras desde então.
Como remediar as divisões de etnia, cultura e idioma que nos prejudicam mesmo na igreja?