26.10.18

Estudo adicional 26.10.18

Sexta-feira, 26 de Outubro

Leia, de Ellen G. White, “Espírito de Unidade”, p. 179-188, em Testemunhos Para a Igreja, v. 9.

“Cristo não fazia distinção de nacionalidade, classe social nem credo. Os escribas e fariseus queriam monopolizar todos os dons do Céu em favor da sua localidade e nação, com exclusão do restante da família no mundo inteiro. Cristo, porém, veio para derrubar todos os muros de separação. Veio para mostrar que o dom da Sua misericórdia e amor, como o ar, a luz e a chuva que refrigera o solo, não reconhece limites.

“Por Sua vida, Cristo fundou uma religião em que não há classes sociais; judeus e pagãos, livres e servos são iguais perante Deus e reunidos por um vínculo fraternal. Nenhum exclusivismo influía em Seus atos. Não fazia distinção alguma entre compatriotas e estrangeiros, amigos e inimigos. O que Lhe atraía o coração era a pessoa sedenta da água da vida.” Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 9, p. 190, 191

Perguntas para discussão

1. Reflita sobre esta afirmação: “O plano de Deus é revelado de maneira muito clara e simples no capítulo 4 de Efésios, de modo que todos os Seus filhos podem compreender a verdade. Aqui é claramente apresentado o meio que Ele designou para manter a unidade da Sua igreja, para que os seus membros possam revelar ao mundo uma experiência religiosa saudável” (Comentário Bíblico Adventista, v. 6, p. 1246). O que aponta, em Efésios 4, para a unidade da igreja? O que podemos fazer para a assegurár?

2. A necessidade de humildade e sujeição é fundamental à questão da unidade. Sem essas características, como poderia existir unidade na igreja? Não é possível haver unidade se somos orgulhosos, se temos sempre certeza dos nossos pontos de vista e posições e se não estamos dispostos a ouvir os outros. Como aprender esta humildade e sujeição?

Resumo: Todos os nossos relacionamentos humanos, inclusive os relacionamentos entre irmãos e irmãs na igreja, são transformados pelo poder de Cristo na nossa vida. E esta mudança é crucial para que tenhamos unidade.