10.10.18

Divisão em Corinto

Quarta-feira, 10 de Outubro

Infelizmente, o problema da desunião entre o povo de Deus nem nos tempos do Novo Testamento terminou.

Por exemplo, os primeiros quatro capítulos da Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios são um apelo à unidade. Enquanto estava em Éfeso, Paulo foi informado de que muitas divisões tinham surgido na igreja de Corinto. Por isso, ele começou a sua carta com um discurso sobre a unidade da igreja e a necessidade de evitar a divisão. Paulo estava preocupado com isso e buscou apresentar conselhos inspirados para remediar a situação.

7. De acordo com 1 Coríntios 1:10-17, qual foi o motivo de desunião, divisões e disputas?

Paulo ficou preocupado com os seus irmãos e irmãs em Corinto quando uma pessoa da família de Cloe lhe contou sobre as divisões e disputas entre eles. As suas palavras iniciais revelam a profundidade da sua preocupação: “Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões” (1 Coríntios 1:10). A sua solução foi lembrá-los de que, como cristãos, eles deviam unir-se “na mesma disposição mental e no mesmo parecer” (1 Coríntios 1:10). Não importava qual era a causa exata desta disputa e divisão, Paulo queria que ela cessasse.

Paulo lembrou aos coríntios que os cristãos são chamados a seguir a Cristo, e não um ser humano – por mais talentoso, dotado ou chamado que ele seja. Embora eles se tenham dividido em “partidos”, o apóstolo declarou que esta divisão não estava de acordo com a vontade de Cristo. Ele afirmou que a unidade cristã é centrada em Cristo e no Seu sacrifício na cruz (1 Coríntios 1:13).

A fonte da unidade cristã é a verdade em Jesus Cristo, e Este crucificado, e em mais ninguém, não importa o quanto essa pessoa seja “digna” de ser um mentor, pregador ou líder. Ao pé da cruz estamos todos ao mesmo nível. O nosso batismo é em Jesus, pois só Ele nos pode purificar do pecado. No entanto, devemos trabalhar de maneira prática para alcançar esta unidade em Cristo.

Isto revela que, como Adventistas do Sétimo Dia, não podemos dar por certa a nossa unidade de fé e missão. Divisões e disputas podem enfraquecer a unidade da igreja hoje, a menos que o amor e o senhorio de Cristo nos unam a Ele.

Como evitar o tipo de perigo com o qual Paulo lidou nesta passagem? Porque devemos ter sempre cuidado com a lealdade que oferecemos a qualquer pessoa que não seja Cristo?