8.10.18

Reto aos seus próprios olhos

Segunda-feira, 08 de Outubro

As histórias do livro de Juízes mostram as diversas consequências negativas da desobediência de Israel à vontade do Senhor. Logo depois de entrar em Canaã, o povo começou a moldar a sua vida espiritual de acordo com as falsas religiões dos cananeus que os cercavam – exatamente o que o Senhor lhes tinha dito que não fizessem! Infelizmente, este não era o único problema que enfrentavam.

3. De acordo com Juízes 17:6 e 21:25, que outro problema surgiu entre o povo de Deus?

Esta realmente era uma receita para a divisão e desunião do povo de Deus! A unidade da nação devia ser encontrada na leal obediência à aliança que o Senhor tinha feito com ela. Contudo, ao fazerem o que era reto aos seus próprios olhos, especialmente à medida em que eram influenciados pelas nações vizinhas, eles estavam na estrada para o desastre. Todos somos pecadores e, se formos deixados sozinhos, para seguir as inclinações do nosso coração, nos desviaremos do caminho que Deus nos chama a trilhar.

4. Quais eram as condições espirituais e sociais de Israel no tempo dos juízes? (Juízes 2:11-13; 3:5-7).

“Por intermédio de Moisés, o Senhor tinha exposto perante o Seu povo os resultados da infidelidade. Recusando-se a guardar a Sua aliança, estariam a excluir-se da vida de Deus e a Sua bênção não podia vir sobre eles. Às vezes essas advertências eram ouvidas, e ricas bênçãos eram concedidas à nação judaica e através dela aos povos ao redor. Mas na maior parte das vezes na sua história eles esqueceram-se de Deus e perderam de vista o seu elevado privilégio como povo que O representava. Roubaram-No do serviço que deles requeria, e roubaram o próximo da guia religiosa e santo exemplo. Desejaram apropriar-se do fruto da vinha sobre a qual tinham sido postos como mordomos. A sua avidez e cobiça tornaram-nos desprezíveis aos olhos dos próprios pagãos. Assim deu-se ao mundo gentio a ocasião de interpretar mal o caráter de Deus e as leis do Seu reino.” Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 5

De que maneira as nossas ações como igreja impactam aqueles que nos rodeiam? O que os impressionaria de maneira positiva nos Adventistas do Sétimo Dia?