Sexta-feira, 05 de Outubro
Leia, de Ellen G. White, “A Criação”, p. 44-51, e “A Vocação de Abraão”, p. 125-131, em Patriarcas e Profetas.
“O propósito original de Deus na criação da humanidade também é refletido nas instituições da família (Génesis 2:21-24) e do Sábado. O Sábado foi planeado para todos os seres humanos, como Jesus indicou em Marcos 2:27, 28. A sua natureza universal é vista no próprio relato de Génesis, quando Deus separou o Sétimo Dia, não apenas antes do chamado de Israel como povo da aliança, mas antes da introdução do pecado. Que poderosa força unificadora o Sábado poderia ter sido se todas as pessoas o tivessem guardado! Deus pretendia que o dia de descanso lembrasse os descendentes de Adão e Eva do seu elo comum com Ele e uns com os outros. “O Sábado e a família foram, de forma semelhante, instituídos no Éden, e no propósito de Deus acham-se indissoluvelmente ligados um ao outro. Nesse dia, mais do que em qualquer outro, podemos viver a vida do Éden. Era o plano de Deus que os membros da família se associassem no trabalho e estudo, no culto e recreação, sendo o pai o sacerdote da casa, e pai e mãe os professores e companheiros dos filhos”.” Ellen G. White, Orientação da Criança, p. 535
Perguntas para discussão
1. Como revela o relato de Génesis sobre a criação da mulher a partir da costela de Adão o íntimo elo que deve existir entre marido e mulher? Porque usa a Bíblia a imagem de um marido e uma esposa como exemplo da proximidade que Deus busca com o Seu povo?
2. Embora a história da Torre de Babel revele que a diversidade étnica e linguística não fazia parte do plano original de Deus para a humanidade, como podemos hoje transcender estas divisões naturais? Como pode a igreja ainda experimentar unidade e harmonia, mesmo que seja composta por pessoas de muitas nações e idiomas?
Resumo: O plano de Deus na criação era que a humanidade vivesse harmoniosamente e em unidade. A desobediência causou uma interrupção no plano divino. No entanto, o Senhor chamou Abraão para estabelecer um povo através do qual Ele pudesse manter viva a promessa de restauração encontrada apenas em Cristo.