1.10.18

As Consequências da Queda

Segunda-feira, 01 de Outubro

As consequências da queda foram enormes. A desobediência de Adão e Eva iniciou o rompimento de uma interdependência harmoniosa entre todas as formas de vida. Pior ainda, ela deu início à desunião, à discórdia e às divisões que existem até hoje. A desarmonia foi vista imediatamente quando Adão e Eva procuraram colocar a culpa da queda nos outros (Génesis 3:12, 13). As coisas só pioraram desde então.

3. Leia Génesis 3:16-19 e 4:1-15. Quais foram os resultados do pecado e o seu impacto no mundo harmonioso criado por Deus?

A desobediência de Adão tornou-se na fonte de muitos acontecimentos e consequências que, ao longo do tempo, impactaram toda a criação de Deus. O próprio mundo natural começou a sofrer as consequências do pecado. As relações humanas também foram influenciadas. Caim e Abel, dois irmãos que se deviam ter amado um ao outro e cuidado um do outro, tornaram-se desafeiçoados e distantes, pois um desejava seguir as suas inclinações egoístas em vez de seguir a forma de adoração prescrita por Deus. Este distanciamento resultou em violência e morte. A reação de Caim, no entanto, foi mais dirigida a Deus do que a Abel. Ele sentiu ira para com Deus (Génesis 4:5), e essa ira levou-o ao rancor contra Abel. A desobediência rompeu ainda mais as relações humanas.

“Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração” (Génesis 6:5). Por fim, esse mal levou ao Dilúvio e à incrível devastação da criação original de Deus, como consequência dessa grande inundação. Contudo, ainda assim Deus não desistiu da humanidade, mas deixou um remanescente, Noé e a sua família, para começar de novo.

Após o Dilúvio, Deus fez uma promessa a Noé e à sua família. O arco-­íris no céu sempre os lembraria do Seu cuidado e das Suas promessas, da Sua bondade e misericórdia (Génesis 9:12-17; Isaías 54:7-10). Deus instituiu uma aliança com Noé e restabeleceu o Seu plano original de ter uma família humana unida, fiel a Ele e à Sua Palavra.

Como traz o pecado desarmonia? O que pode fazer para restaurar a harmonia entre aqueles a quem as suas escolhas podem impactar de maneira poderosa?