10.9.18

Tumulto no Templo

Segunda-feira, 10 de Setembro

Tendo aceitado a sugestão dos líderes da igreja, Paulo precisou submeter-se a um ritual de purificação de sete dias para participar da conclusão do voto daqueles homens (Números 19:11-13). Ao mesmo tempo, a tradição judaica determinava que qualquer pessoa proveniente de terras gentílicas estava impura e não podia entrar no templo. Por essa razão, Paulo teve que se purificar antes de ir até aos sacerdotes para avisá-los do seu processo de purificação relacionado aos nazireus (Atos 21:26).

2. Leia Atos 21:27-36. O que aconteceu com Paulo no final do seu período de sete dias de purificação?

Seguiu-se um tumulto, causado por aqueles que incitaram a multidão contra Paulo, acusando-o de atacar os símbolos mais sagrados da religião judaica, e especialmente de ter profanado o templo. Visto que um dos companheiros de viagem de Paulo era um cristão gentio de Éfeso, chamado Trófimo (Atos 21:29), eles acharam que o apóstolo o tinha introduzido no pátio interno do templo, onde só podiam entrar judeus. Se a acusação fosse legítima, Paulo seria culpado dum crime muito grave. Ao longo do muro que separava o pátio externo do interno, havia placas em grego e em latim advertindo os visitantes gentios a não avançarem, senão eles seriam pessoalmente responsáveis pela sua própria morte.

“Pela lei judaica era crime punível com a morte uma pessoa incircuncisa entrar nos pátios internos do edifício sagrado. Paulo tinha sido visto na cidade em companhia de Trófimo, um efésio, e acharam que o tivesse trazido ao templo. Ele não tinha feito isso; e, sendo ele mesmo judeu, o seu ato de entrar no templo não era violação da lei. Mas, embora a acusação fosse completamente falsa, serviu para despertar o preconceito popular. E, à medida que o clamor aumentava e chegava aos pátios do templo, as multidões ali reunidas ficavam enfurecidas.” Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 227

Quando a notícia do tumulto chegou à fortaleza romana que ficava junto ao templo, o comandante romano, Cláudio Lísias (Atos 21:31, 32; 23:26), veio com as suas tropas e resgatou Paulo antes que a multidão o matasse.

Sendo alvo dos ataques, Paulo foi preso e atado com correntes enquanto o comandante tentava averiguar o que estava a acontecer. Diante dos gritos histéricos da multidão, ele ordenou que o apóstolo fosse recolhido à fortaleza.

Rumores falsos deram início a este tumulto. Porque devemos ter muito cuidado com os rumores que ouvimos ou, pior ainda, espalhamos?