Segunda-feira, 03 de Setembro
Em Éfeso, Paulo seguiu a sua prática de pregar primeiro na sinagoga. Porém, quando surgiu oposição, ele e os novos crentes mudaram-se para o auditório da escola dum certo homem chamado Tirano, onde Paulo pregou diariamente durante dois anos (Atos 19:8-10). O resumo de Lucas a respeito do ministério do apóstolo entre os efésios é que toda a província foi intensamente evangelizada (Atos 19:10, 26).
Em Atos 19:11-20, Lucas acrescentou algumas histórias de milagres que descrevem a vitória do poder de Deus numa cidade onde a magia e outras práticas supersticiosas eram bastante comuns. Não há dúvida de que Deus podia curar através de Paulo, mas pode parecer estranho para alguns o facto de que mesmo lenços e aventais tocados pelo apóstolo tinham poder de curar (Atos 19:12), embora isto lembre o episódio em que Jesus curou a mulher com hemorragia (Lucas 8:44). As crenças supersticiosas dos efésios podem ter levado Deus a realizar milagres “extraordinários”, como Lucas afirma em Atos 19:11. Possivelmente este seja um exemplo de Deus a satisfazer as necessidades das pessoas no nível de compreensão delas.
Satisfeito com os resultados da sua missão em Éfeso, Paulo decidiu ir para Jerusalém (Atos 19:21). Lucas não explica a razão da viagem, mas sabemos, pelos escritos do próprio Paulo, que ele desejava entregar os recursos que coletara entre os crentes gentílicos para aliviar a pobreza da igreja de Jerusalém (Romanos 15:25-27; 1 Coríntios 16:1-3). A partilha dos bens nos primeiros anos e uma fome severa nos dias de Cláudio empobreceram os cristãos da Judeia, e Paulo viu na sua súplica por ajuda (Gálatas 2:10) uma oportunidade para fortalecer tanto a confiança deles no seu apostolado como a unidade duma igreja agora transcultural, apesar de saber os riscos a que estaria exposto (Atos 20:22, 23; Romanos 15:31).
2.Leia Atos 19:23-41. Qual foi o verdadeiro motivo para a oposição que Paulo sofreu em Éfeso no final da sua permanência ali?
A oposição tinha a ver com o culto pagão, que foi severamente ameaçado pelo ministério de Paulo. A verdadeira motivação de Demétrio foi claramente financeira, mas ele conseguiu transformá-la numa questão religiosa, porque o templo de Ártemis (ou Diana), considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo, estava localizado em Éfeso.
Leia Atos 19:27. Observe como Demétrio conseguiu, de maneira astuta, introduzir “piedade” religiosa na sua tentativa de manter o fluxo de dinheiro para os artífices. Porque devemos ter cuidado para não usar a fé, ou uma pretensa piedade em relação à fé, da mesma maneira?