Segunda-feira, 12 de Abril
2. Entre todos os textos que tratam do mal do mundo antediluviano, Génesis 6:9 destaca Noé em contraste com as pessoas que o rodeavam. Examine o texto, especialmente os três pontos específicos que a Bíblia menciona sobre Noé. Na sua opinião o que significa cada um destes pontos?
Ele era um “varão justo”
Ele era “reto”
Ele “andava com Deus”
É evidente que Noé tinha um relacionamento salvador com o Senhor. Ele era alguém em quem Deus podia operar, alguém que O ouvia, obedecia e que confiava Nele. Por essa razão, o Senhor foi capaz de usar Noé para cumprir os Seus propósitos e, por isso, Pedro, no Novo Testamento, o chamou “pregoeiro da justiça” (2 Pedro 2:5).
3. Como nos ajuda Génesis 6:8 a entender o relacionamento entre Noé e o Senhor?
A palavra “graça” aparece, pela primeira vez nas Escrituras, neste texto e claramente possui o mesmo significado desta palavra nas ocorrências do Novo Testamento, em que é descrito o favor misericordioso e imerecido de Deus, exercido para com os pecadores que não o merecem. Portanto, precisamos entender que, por mais que Noé fosse íntegro e justo, ele ainda era um pecador que necessitava do favor imerecido de Deus. Neste sentido, Noé não era diferente de qualquer um dos que buscam sinceramente obedecer ao Senhor.
Ao compreender que Noé precisava da graça de Deus, como todos nós, analise a sua vida e faça a si mesmo esta pergunta: Será que as pessoas poderiam dizer que, como Noé, sou justo, reto e que ando com Deus? Escreva as razões para a sua resposta e partilhe-as com a classe.