24.4.21

Escola Sabatina, 21-23.04.21


Quarta-feira, 21 de Abril

Etapas Da Aliança

Em Génesis 12:1, 2 é revelada a primeira etapa da promessa da aliança de Deus a Abrão. Deus aproximou-Se de Abrão, deu-lhe uma ordem, e depois fez-lhe uma promessa. A abordagem expressa o facto de Deus ter escolhido graciosamente Abrão para ser a primeira figura importante da Sua aliança especial de graça. A ordem envolve a prova da total confiança em Deus (Hebreus 11:8). A promessa (Génesis 12:1-3, 7), embora feita especificamente aos descendentes de Abrão, inclui finalmente uma promessa a toda a humanidade (Génesis 12:3; Gálatas 3:6-9).

3. A segunda etapa da aliança de Deus com Abrão aparece em Génesis 15:7-18. Em que versos encontramos alguns dos mesmos passos que apareceram na primeira etapa?

A abordagem de Deus ao homem

O chamado à obediência humana

A promessa divina

No ritual solene da segunda etapa, o Senhor apareceu a Abrão e passou entre as partes de animais dispostas cuidadosamente ali. Todos os três animais tinham sido abatidos e divididos ao meio, e as duas metades foram colocadas uma em frente à outra, com um espaço entre as duas. As aves foram mortas, mas não divididas ao meio. Os que entraram em aliança de-viam andar entre as partes divididas, jurando simbolicamente obediência perpétua às cláusulas acordadas solenemente assim.

4. Descreva o que aconteceu durante a terceira e última etapa da aliança divina com Abraão (veja Génesis 17:1-14):

O significado do nome Abraão ressalta o desejo e o desígnio de Deus de salvar todos os povos. As “muitas nações” incluiriam judeus e gentios. O Novo Testamento deixa bem claro que os verdadeiros descendentes de Abraão são aqueles que têm a fé de Abraão e que confiam nos méritos do Messias prometido (veja Gálatas 3:7, 29). Portanto, desde Abraão, a intenção do Senhor era salvar o maior número possível de pessoas, quaisquer que fossem as nações em que vivessem. Evidentemente, hoje não é diferente.

Leia a primeira mensagem angélica (Apocalipse 14:6, 7). Que paralelos vemos entre o que o anjo disse e o que aconteceu na aliança abraâmica? Em que sentido as questões são as mesmas?

Quinta-feira, 22 de Abril

Obrigações Da Aliança

“Porque eu o tenho conhecido, que ele há de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para agirem com justiça e juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado.” Génesis 18:19

Como vimos até agora, a aliança é sempre uma aliança de graça, em que Deus faz por nós o que jamais poderíamos fazer por nós mesmos. Não há excepção na aliança com Abraão.

Na Sua graça, Deus escolheu Abraão como Seu instrumento para auxiliar na proclamação do plano da salvação para o mundo. Entretanto, o cumprimento das promessas da aliança estava vinculado à disposição de Abraão de andar em justiça e obedecer ao Senhor pela fé. Sem esta obediência da parte de Abraão, Deus não o poderia usar.

Génesis 18:19 demonstra como a graça e a lei estão relacionadas. O verso inicia com a graça (“eu o tenho conhecido”) e é seguido pelo facto de que Abraão obedeceria ao Senhor e faria com que a sua família também obedecesse. Fé e obras, portanto, aparecem aqui numa união estreita, como deve ser (veja Tiago 2:17).

5. Observe a linguagem de Génesis 18:19, especialmente a última frase. O que revela isto sobre a obediência de Abraão? Embora a obediência não seja o meio da salvação, que importância lhe é dada neste verso? De acordo com este texto, a aliança poderia ser cumprida sem ela? Explique a sua resposta.

As bênçãos da aliança não poderiam ser desfrutadas nem mantidas a me-nos que certas condições fossem satisfeitas pelos beneficiários. Embora as condições não tivessem sido necessárias para o estabelecimento da aliança, elas deveriam ser a resposta de amor, fé e obediência. Deviam ser a manifestação de um relacionamento entre a humanidade e Deus. A obediência era o meio pelo qual Deus poderia cumprir as Suas promessas da aliança ao povo.

A quebra da aliança, através da desobediência, significava infidelidade a um relacionamento estabelecido. Quando a aliança era quebrada, o que era quebrado não era a condição da concessão da aliança, mas a condição do seu cumprimento.

Na sua experiência com o Senhor, percebe porque a obediência é tão importante? Lembra-se de exemplos da Bíblia ou da sua vida em que a desobediência impossibilitou o cumprimento das promessas da aliança? Quais são eles e, mais importante, qual foi o remédio?

Sexta-feira, 23 de Abril

Estudo Adicional

Leia de Ellen G. White: “O chamado de Abraão", em Patriarcas e Profetas, p. 125-131; "Judeus e gentios", em Atos dos Apóstolos, p. 188-200.

O arco-íris é um sinal da aliança com Noé. Em Génesis 17:10 descobrimos o sinal da aliança com Abraão. A circuncisão “destinava-se: (1) a fazer distinção entre os descendentes de Abraão e os gentios (Efésios 2:11), (2) a perpetuar a memória da aliança de Yahweh (Génesis 17:11), (3) a promover o cultivo da pureza moral (Deuteronómio 10:16), (4) a representar a justiça pela fé (Romanos 4:11), (5) a simbolizar a circuncisão do coração (Romanos 2:29) e (6) a prefigurar o rito cristão do batismo” (Colossenses 2:11, 12; Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 1, p. 324).

O arco-íris permanecerá como sinal da promessa até ao fim, mas a circuncisão não. Segundo Paulo, a circuncisão foi recebida por Abraão como sinal da justiça obtida pela fé (Romanos 4:11). Porém, ao longo dos séculos, a circuncisão passou a significar salvação pela obediência à lei. Nos tempos do Novo Testamento, a circuncisão tinha perdido o seu significado. Em lugar disso, o essencial é a fé em Cristo, que leva a uma vida transformada e obediente (Gálatas 5:6; 6:15; 1 Coríntios 7:18, 19).

Perguntas para consideração:

1. Discuta a relação entre fé e obras. Pode haver uma sem a outra?

2. “Muitos ainda são provados como o foi Abraão. Não ouvem a voz de Deus falando diretamente do Céu, mas Ele os chama pelos ensinos de Sua Palavra e acontecimentos de Sua providência. Pode ser-lhes exigido abandonarem uma carreira que promete riqueza e honra, deixarem associações agradáveis e proveitosas, e separarem-se dos parentes, para entrarem naquilo que parece ser apenas uma senda de abnegação, dificuldades e sacrifícios. Deus tem uma obra para eles fazerem; mas uma vida de comodidade, e a influência de amigos e parentes, embaraçariam o desenvolvimento dos traços essenciais para a sua realização. Ele os chama para fora das influências e auxílio humanos, e os leva a sentirem a necessidade de Seu auxílio, e a confiarem nEle somente, para que Ele possa revelar-Se-lhes. Quem está pronto, ao chamado da Providência, para renunciar planos acariciados e relações familiares?” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 81). Conhece exemplos de pessoas que atenderam a este chamado?

Resumo: Deus chamou Abraão para uma aliança que revelaria o plano da salvação.