19.4.21

‘El Shaddai

Segunda-feira, 19 de Abril


“Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença e sê perfeito." Génesis 17:1

Yahweh já tinha aparecido a Abrão várias vezes (Génesis 12:1, 7; Génesis 13:14; Génesis 15:1, 7, 18). Em Génesis 17:1, Yahweh apareceu mais uma vez a Abrão, apresentando-Se como “Deus Todo-Poderoso” – um nome usado apenas no livro de Génesis e no livro de Jó. Este nome consiste primeiro do ‘El, o nome fundamental de Deus entre os semitas. Embora o significado exato de Shaddai não seja totalmente certo, a tradução “Todo-Poderoso” parece ser a mais precisa (compare com Isaías 13:6 e Joel 1:15). A ideia crucial no uso deste nome parece ser a de contrastar a força e o poder de Deus com a fraqueza e fragilidade da humanidade.

1. Leia Génesis 17:1-6. Porque quis o Senhor enfatizar, naquele momento, a Abrão a Sua força e o Seu poder? O que disse Deus que exigia que Abrão confiasse nessa força e nesse poder?

Uma tradução literal de Génesis 17:1-6 seria: “Quando Abrão atingiu a idade de noventa e nove anos, Jeová apareceu-lhe e disse: ‘Eu sou ‘El-Shaddai; anda na Minha presença e sê perfeito. Farei uma aliança entre Mim e ti e dar-te-ei uma descendência muito numerosa [...]. Serás pai de muitas nações [...]. Farei com que sejas extraordinariamente fértil”. Este mesmo nome aparece também em Génesis 28:3, onde Isaque declarou que ‘El-Shaddai abençoaria a Jacó, o faria fértil e o multiplicaria.

Uma promessa semelhante de ‘El-Shaddai encontra-se em Génesis 35:11, Génesis 43:14 e Génesis 49:25, passagens que sugerem a generosidade exercida por Deus: ‘El, o Deus de poder e autoridade, e Shaddai, o Deus das riquezas inesgotáveis, riquezas que Ele deseja conceder aos que as buscam com fé e obediência.

Dizem que, se a rosa tivesse outro nome, ainda assim teria o mesmo perfume. Esta comparação apresenta a ideia de que o nome não importa. No entanto, que conforto e esperança teríamos se o nome do Senhor fosse “O Deus Frágil” ou “O Deus Fraco”? Observe o texto de hoje. Substitua “Deus Todo-Poderoso” por estes dois outros nomes. Qual seria o efeito para a nossa fé e confiança Nele se o Senhor Se apresentas-se a nós desta maneira? Ao mesmo tempo, como é que o nome ‘El-Shaddai nos conforta?