Domingo, 04 de Abril
“E porei o meu concerto (aliança) entre mim e ti e te multiplicarei grandissimamente.” (Génesis 17:2).
“A palavra hebraica traduzida como ‘aliança’, que aparece cerca de 287 vezes no Antigo Testamento, é berith. Ela também pode ser traduzida como ‘testamento’ ou ‘último desejo’. Sua origem não é clara, mas passou a significar ‘aquilo que unia duas partes; no entanto, ela era usada para designar muitos tipos diferentes de ‘vínculo’, tanto entre os homens quanto entre o homem e Deus. Essa palavra possui um uso comum, em que ambas as partes eram homens, e um uso distintamente religioso, em que a aliança era entre Deus e o homem. O uso religioso era realmente uma metáfora com base no uso comum, mas com uma conotação [significação] mais profunda’” (J. Arthur Thompson, “Covenant (OT)” [Aliança (AT)], The International Standard Bible Encyclopedia [Enciclopédia Bíblica Internacional]. Grand Rapids, MI: William B. Eerdmans, 1979, v. 1, p. 790).
A exemplo do casamento, a aliança bíblica define um relacionamento e um acordo. Como acordo, a aliança contém estes elementos fundamentais:
1. Deus confirmou as promessas da aliança com um juramento (Gálatas 3:16; Hebreus 6:13, 17).
2. A obrigação da aliança era a obediência à vontade de Deus, expressa nos Dez Mandamentos (Deuteronómio 4:13).
3. Cristo e o plano da salvação eram o meio pelo qual a obrigação da aliança de Deus foi finalmente cumprida (Isaías 42:1, 6).
1. Com base nestes elementos, como vê estes factores em acção na sua caminhada com o Senhor? Descreva como eles se manifestam na sua vida.
No Antigo Testamento o sistema sacrificial de tipos instruiu o povo sobre o plano da salvação. Através dos seus símbolos, os patriarcas e Israel aprenderam a exercer fé no Redentor vindouro. Pelos seus ritos, o penitente podia encontrar perdão para o pecado e libertar-se da culpa. As bênçãos da aliança podiam, portanto, ser mantidas, e o crescimento espiritual, a restauração da imagem de Deus na vida, podia, deste modo, continuar, mesmo quando a humanidade deixasse de cumprir a sua parte no acordo.
Embora haja alianças entre pessoas, o principal uso da palavra “berith” na Bíblia é sobre o relacionamento entre Deus e a humanidade. Considerando quem é Deus e quem somos em comparação com Ele, que tipo de relacionamento retratava esta aliança?