3.4.21

Junto À Árvore

Quarta-feira, 31 de Março


5. Adão e Eva foram submetidos a um teste em que tiveram a oportunidade de exercitar o seu livre-arbítrio. Qual foi o teste? Génesis 2:16, 17

O casal foi desafiado a responder de maneira positiva ou negativa no seu relacionamento com o Criador. O teste mostra que Deus os criou como seres livres e morais. Afinal, se eles não tivessem a oportunidade de desobedecer, porque é que o Senhor Se teria dado ao trabalho de os advertir, inicialmente, contra a desobediência?

“Todas as coisas que vêm antes neste capítulo abriram o caminho para este clímax [Génesis 2:16, 17]. O futuro da humanidade estava centrado nesta proibição única. O ser humano não precisava ser confundido por uma multiplicidade de questões. Somente uma ordenança divina deveria ser mantida em mente. Ao limitar, assim, o número de ordens a uma só, Yaweh deu sinais da Sua misericórdia. Além disso, para indicar que este único mandamento não era penoso, o Senhor colocou-o no contexto de uma ampla permissão: ‘De toda árvore do jardim comerás livremente’” (H. C. Leupold, Exposition of Genesis [Exposição de Gênesis]. Columbus, OH: Wartburg Press, 1942, v. 1, p. 127).

Ao chamar o casal a obedecer à Sua vontade, Deus estava a dizer: Eu sou o vosso Criador e vos fiz à Minha imagem. A vossa vida é sustentada por Mim, pois por Mim vivem, se movem e existem. Eu providenciei tudo para o seu bem-estar e felicidade (sustento, lar e companheirismo) e os estabeleci como governantes deste mundo abaixo da Minha autoridade. Se estiverem dispostos a confirmar este relacionamento Comigo porque Me amam, Eu serei o seu Deus e vós sereis os Meus filhos. E podem confirmar este relacionamento e a confiança implícita nele simplesmente obedecendo a este mandamento específico.

Portanto, o nosso relacionamento com Deus pode ser eficaz e duradouro apenas se escolhermos livremente aceitar a Sua vontade, que é o melhor para nós. Rejeitá-la é, em essência, declarar independência Dele. Indica que acreditamos que não precisamos Dele. Esta escolha resulta no conhecimento do mal, que leva à alienação, solidão, frustração e morte.

O Criador deu a Adão e Eva um teste de lealdade e fé. Seriam eles leais Àquele que lhes havia concedido tudo o que precisavam, num mundo de delícias, ou seguiriam o seu próprio caminho, independentemente da vontade de Deus? Teriam fé suficiente na Sua palavra? O teste foi a árvore do conhecimento do bem e do mal. Enfrentamos testes semelhantes todos os dias? A lei de Deus funciona como um paralelo ao mandamento de Génesis 2:16, 17?