3.4.21

Estudo Adicional 02.04.21

Sexta-feira, 02 de Abril


A Bíblia está repleta de apelos a pecadores e apóstatas (Salmos 95:7, 8; Isaías 55:1, 2, 6, 7; Lucas 15:3-7; 19:10). Que outros apelos encontramos?

Leia os seguintes textos de Ellen G. White: “A criação”, p. 17-23, “A tentação e a queda”, p. 24-32 e “O plano da redenção”, p. 33-39, em Patriarcas e Profetas.

“Penso que havia um sermão do evangelho naquelas duas palavras divinas à medida que elas atravessavam as densas partes da mata e alcançavam os ouvidos dos fugitivos: ‘Onde estás?’ O Seu Deus não está disposto a perde-lo; Ele saiu para o vir buscar, assim como pretende em breve vir na Pessoa do Seu Filho, não apenas para vir buscar, mas também para salvar o que agora está perdido” (Charles Haddon Spurgeon, “The Treasury of the Bible” [Tesouro da Bíblia], Old Testament [Antigo Testamento], v. 1. Grand Rapids, MI: Editora Zondervan, 1962, p. 11).

Perguntas para consideração:

1. Visto que o bondoso Deus procurt a humanidade, como podemos responder a essa expressão de amor do Pai e de Jesus Cristo? Como espera o Senhor que respondamos?

2. Compare a imagem bíblica da humanidade, caída de um lugar elevado na criação de Deus e necessitando de redenção, com a teoria evolucionista. Qual oferece mais esperança?

3. Relacionamentos afectuosos são essenciais à felicidade? Porque é necessária uma ligação próspera com Deus para estes vínculos? Qual é a influência de relacionamentos saudáveis sobre as pessoas (pai e filho, amigo e amigo, marido e esposa, empregador e empregado)?

Resumo: Deus criou-nos à Sua imagem para que tivéssemos comunhão amorosa com Ele. Embora a entrada do pecado tenha destruído a união original, Deus procura restaurar este relacionamento através do plano da redenção. Como criaturas dependentes, a vida assume verdadeiro significado e clareza apenas quando nos unimos ao Criador.