29.4.21

A Promessa Do Messias: Parte 1

Segunda-feira, 26 de Abril


“… em ti e na tua semente serão benditas todas as famílias da terra." Génesis 28:14

“E, se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.” Gálatas 3:29

Mais de uma vez o Senhor disse a Abraão que, na sua descendência, todas as nações da Terra seriam abençoadas (Génesis 12:3; 18:18; 22:18). Esta maravilhosa promessa da aliança é repetida, pois, de todas as promessas, esta é a mais importante, a mais duradoura, a que faz todas as outras valerem a pena. Em certo sentido, esta era uma promessa da ascensão da nação judaica, através da qual o Senhor desejava ensinar “todas as famílias da Terra” sobre o verdadeiro Deus e o Seu plano de salvação. Contudo, a promessa alcançou cumprimento completo apenas no Descendente de Abraão, Cristo, que, na cruz, pagou pelos pecados de “todas as famílias da Terra”.

3. Pense na promessa da aliança feita após o dilúvio (na qual o Senhor prometeu não voltar a destruir o mundo com água). De que adiantaria isto sem a promessa de redenção em Jesus? Qual é o proveito de qualquer promessa sem a vida eterna?

4. Como entende a noção de que, em Abraão, através de Jesus, “todas as famílias da Terra” seriam abençoadas? O que significa isto?

É evidente que a promessa da aliança do Salvador do mundo é a maior de todas as promessas de Deus. O próprio Redentor tornou-Se o meio pelo qual as obrigações da aliança foram cumpridas e todas as suas outras promessas, concretizadas. Todos, judeus ou gentios, que entram em união com Ele são considerados a verdadeira família de Abraão e herdeiros da promessa (Gálatas 3:8, 9, 27-29), isto é – a promessa da vida eterna num ambiente sem pecado, onde o mal, a dor e o sofrimento nunca mais surgirão. Consegue pensar numa promessa melhor do que esta?

Porque é que a promessa de vida eterna num mundo sem pecado e sofrimento nos atrai tanto? Será que ansiamos o cumprimento desta promessa porque foi para isso que fomos criados originalmente e porque, ao desejá-la, almejamos algo fundamental para a nossa natureza?