29.4.21

Engrandecerei O Teu Nome

Quinta-feira, 29 de Abril


“E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção."Génesis 12:2

7. Deus prometeu engrandecer o nome de Abrão (Génesis 12:2), ou seja, torná-lo famoso. Porque desejaria o Senhor fazer isto por um pecador, não importando o quanto ele fosse obediente e fiel? Quem merece um “grande” nome? (Romanos 4:1-5; Tiago 2:21-24). Deus concedeu grandeza a Abrão para o seu benefício ou isto representava algo mais?

8. Qual é a grande diferença entre Génesis 11:4 e Génesis 12:2? De que maneira um dos textos representa a “salvação pelas obras” e o outro a “salvação pela fé”?

Por mais que o plano da salvação tenha por base apenas a obra de Cristo em nosso favor, nós, como recebedores da graça de Deus, estamos envolvidos. Temos uma função a desempenhar; a nossa livre escolha ganha destaque. O drama dos séculos, a batalha entre Cristo e Satanás, ainda está a acontecer em nós e através de nós. Tanto a humanidade como os anjos estão a observar o que tem acontecido connosco no conflito (1 Coríntios 4:9). Portanto, quem somos, o que dizemos e o que fazemos, além de ter importância na nossa esfera imediata, tem também implicações que podem, de certo modo, reverberar por todo o Universo. Pelas nossas palavras, acções e até mesmo atitudes trazemos glória ao Senhor, que fez tanto por nós, ou envergonhamos o Seu nome. Portanto, quando o Senhor disse a Abraão que Ele engrandeceria o nome do patriarca, Ele não estava certamente a falar sobre isto da mesma maneira que o mundo fala sobre alguém que tem um grande nome. O que torna um nome “grande” aos olhos de Deus é o carácter, a fé, a obediência, a humildade e o amor pelos outros, características que, embora sejam respeitadas no mundo, geralmente não são os factores que o mundo consideraria para engrandecer o nome de alguém.

Observe homens e mulheres que têm “grandes” nomes no mundo, sejam actores, políticos, artistas, ricos, etc. Porque é que estas pessoas se tornaram famosas? Compare isto com a grandeza de Abraão. O que nos revela isto sobre quanto o conceito de grandeza do mundo é pervertido? Como é que esta atitude mundana também afecta a nossa visão de grandeza?