9.4.21

Aliança Com Abraão

Terça-feira, 06 de Abril

“E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Génesis 12:3

3. Leia Génesis 12:1-3. Liste as promessas específicas que Deus fez a Abraão:

4. Dentre as promessas, Deus disse que em Abraão seriam “benditas todas as famílias da Terra” (Génesis 12:3). O que significa isto? Como foram as famílias abençoadas em Abraão? Vemos, nesta promessa anterior, a promessa do Messias? Gálatas 3:6-9, 29

Nesta primeira revelação divina a Abraão, Deus prometeu entrar num relacionamento íntimo e duradouro com ele, mesmo antes de usar qualquer linguagem que falasse sobre fazer uma aliança. Referências directas à aliança que Deus fez aparecem apenas posteriormente (Génesis 15:4-21; 17:1-14). Naquele momento, Deus propôs um relacionamento divino-humano de grande importância. Os verbos conjugados no futuro, mostrarei, farei, abençoarei e amaldiçoarei (Génesis 12:1-3), sugerem a profundidade e a grandeza da oferta e da promessa.

Além disso, Abraão recebeu uma única, porém difícil, ordem: “Saia da sua terra”. Ele obedeceu pela fé (Hebreus 11:8), não para tornar realidade as bênçãos prometidas. A sua obediência foi a resposta de fé ao relacionamento amoroso que Deus desejava que fosse estabelecido. Noutras palavras, Abraão já acreditava em Deus, já confiava Nele, já tinha fé nas Suas promessas, pois, caso contrário, jamais teria deixado a sua família e a terra dos seus ancestrais para seguir rumo a lugares desconhecidos. A sua obediência revelou aos homens e aos anjos a sua fé.

Abraão, mesmo naquela época, revelou o relacionamento fundamental entre fé e obras. Somos salvos pela fé, a qual resulta em obras de obediência.

A promessa da salvação vem primeiro; depois, as obras. Embora não possa haver comunhão de aliança nem bênção sem obediência, esta obediência é a resposta de fé ao que Deus já fez. Esta fé ilustra o princípio de 1 João 4:19: “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro”.

De que maneira Génesis 15:6 mostra o fundamento de todas as promessas da aliança? Porque é esta bênção a mais preciosa de todas?