10.4.21

Estudo Adicional 09.04.21

Sexta-feira, 09 de Abril

Leia de Ellen G. White: “Abraão em Canaã”, Patriarcas e Profetas, p. 86; “Oposição fracassada”, Profetas e Reis, p. 288.

“O jugo que liga ao serviço, é a lei de Deus. A grande lei de amor revelada no Éden, proclamada no Sinai, e, no novo concerto, escrita no coração, é o que liga o obreiro humano à vontade de Deus. Se fôssemos entregues a nossas próprias inclinações, para ir justo aonde nos levasse nossa vontade, iríamos cair nas fileiras de Satanás, e tornar-nos possuidores de seus atributos. Portanto, Deus nos restringe à Sua vontade, que é elevada, nobre e enobrecedora. Deseja que empreendamos paciente e sabiamente os deveres do serviço. Esse jugo do serviço, levou-o o próprio Cristo na humanidade. Disse Ele: “Deleito-Me em fazer a Tua vontade, ó Deus Meu; sim, a Tua lei está dentro do Meu coração”. Salmos 40:8. “Eu desci do Céu, não para fazer a Minha vontade, mas a vontade dAquele que Me enviou”. João 6:38. Amor para com Deus, zelo pela Sua glória, e amor pela humanidade caída trouxeram Jesus à Terra para sofrer e morrer. Foi esse o poder que Lhe regeu a vida. Esse é o princípio que nos manda adotar.” Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 228

Perguntas para consideração:

1. A aliança de Deus com Noé, Abraão, Moisés e connosco foi uma continuação da Sua aliança com Adão, ou foi algo novo? (Compare os seguintes textos: Génesis 3:15; 22:18; Gálatas 3:8, 16).

2. Porque é importante o aspecto pessoal e relacional da aliança? É possível fazer um acordo com feitos legais, uma “aliança”, sem interação pessoal. Mas não era esse tipo de acordo que o Senhor estava a buscar na Sua aliança com o povo. Porquê?

3. O casamento é semelhante à aliança? Esta analogia é insuficiente para descrever a aliança?

Resumo: O pecado rompeu o relacionamento do Criador com a família humana. Então, Deus buscou restabelecer este vínculo amoroso através de uma aliança. Esta aliança significa tanto um relacionamento de compromisso entre Deus e nós (como um laço matrimonial) como um acordo para nos salvar e nos trazer à harmonia com o Criador. Deus, motivado por Seu grande amor por nós, é o iniciador do relacionamento de aliança. Mediante promessas e atos graciosos, Ele convida-nos a entrar em união com Ele.