Domingo, 09 de Maio
Israel esteve imerso no paganismo egípcio durante longos e difíceis séculos, uma experiência que evidentemente obscureceu o seu conhecimento de Deus, da Sua vontade e bondade.
Como é que o Senhor os poderia recuperar para Si?
Primeiro, Ele demonstrou a sinceridade do Seu amor por Israel mediante poderosos actos de libertação. Ele começou a atrair a nação a uma resposta de amor à Sua proposta de aliança. Deus primeiro lembrou a nação dos actos de graça em seu favor no Sinai.
1. Que duas ilustrações descrevem a maneira pela qual o Senhor levou Israel do Egipto para o Sinai? Êxodo 19:4; Deuteronómio 32:10-12; 1:29-31; Oseias 11:1
2. O que é que estas ilustrações ensinaram a Israel e a nós sobre a natureza da atitude de Deus em relação ao Seu povo?
Estas ilustrações indicam que Deus conhece bem o nosso desamparo. Leia o Salmo 103:13, 14. Nas figuras da águia e do pai que carrega o seu filho, percebemos a preocupação de Deus com o nosso bem-estar. Terno, apoiador, protector, encorajador, o Seu desejo é conduzir-nos à maturidade plena.
“A águia era conhecida por sua devoção incomum aos seus filhotes. Também vivia no topo das montanhas. Ao ensinar as suas crias a voar, ela levava-as nas costas a grandes alturas sobre as planícies do Sinai, e então soltava-as nas profundezas. Se a avezinha ainda era muito jovem e desnorteada para voar, a águia-mãe mergulhava por debaixo dela, tomava-a nas costas e voava de volta para o ninho nos penhascos acima. E foi assim, disse Deus, que ‘os tirei do Egipto para Mim mesmo’” (George A. F. Knight, Theology of Narration [Teologia da Narração]; Grand Rapids, MI: William B. Eerdmans, 1976, p. 128).
Compare o interesse de Deus em nós com o nosso interesse pelos outros. Como é que o Seu interesse por nós influencia o nosso interesse pelas pessoas? Com base na sua experiência, que ilustrações podem descrever o interesse altruísta de Deus por nós? Crie ilustrações a partir das suas experiências, de acordo com a cultura em que vive. Partilhe-as com a classe.