6.5.21

O Remanescente

Quarta-feira, 05 de Maio


4. Apesar do repetido padrão de apostasia, juízos divinos e arrependimento de Israel, que esperança encontramos em Isaías 4:3, Miqueias 4:6, 7 e Sofonias 3:12, 13?

Embora o plano de Deus para o antigo Israel se tivesse deteriorado pela desobediência, ele nunca foi completamente frustrado. Entre as ervas daninhas, ainda cresceram algumas flores. Muitos profetas do Antigo Testamento falaram deste remanescente fiel, a quem Deus reuniria para Si como um belo ramalhete.

O propósito de Deus em criar e preservar um remanescente fiel era o mesmo que tinha sido para toda a nação de Israel: usá-lo como o Seu instrumento divinamente designado para declarar “entre as nações” a Sua “glória” (Isaías 66:19). Desta maneira, outros se uniriam aos fiéis “para adorarem o Rei, o Senhor dos Exércitos” (Zacarias 14:16). Portanto, por mais grave que a situação se tivesse tornado, Deus teve sempre alguns fiéis que, apesar da apostasia nas fileiras do povo escolhido de Deus, preservaram o seu chamado e eleição (2 Pedro 1:10). Em resumo, quaisquer que fossem as falhas da nação como um todo, ainda havia aqueles que tentavam cumprir, da melhor maneira possível, a sua parte na aliança (veja, por exemplo, 1 Reis 19:14-18). Embora talvez tenham sofrido com a sua nação como um todo (por exemplo, com o exílio), a promessa final e suprema da aliança, a da vida eterna, será deles.

5. O que disse Jesus em João 10:27, 28? Aplique as Suas palavras, bem como as promessas ali contidas, à apostasia no antigo Israel. Como é que estas palavras explicam a existência de um remanescente fiel?

Há alguns anos, uma jovem abandonou completamente a sua fé cristã, principalmente porque tinha sido desencorajada pelo pecado, apostasia e hipocrisia que via na sua igreja. “Aquelas pessoas não eram realmente cristãs”, disse ela, usando isso como desculpa para desistir de tudo. Com base nos princípios do estudo de hoje, porque é que a desculpa dela é tão vazia?