7.5.21

Estudo Adicional 07.05.21

Sexta-feira, 07 de Maio


Leia no Espírito de Profecia: “A Vinha do Senhor” (p. 5), “Esperança para os gentios” (p. 189-194) e “A casa de Israel” (p. 361-370) em Profetas e Reis.

“Nenhuma distinção em matéria de nacionalidade ou classe social, é reconhecida por Deus. Ele é o Criador de toda a humanidade. Os homens são pela criação membros de uma mesma família, e todos são um pela redenção. Cristo veio para desfazer todo muro de separação, para franquear cada compartimento das cortes do templo, a fim de que cada alma pudesse ter livre acesso a Deus. Seu amor é tão amplo, tão profundo, tão pleno, que penetra em toda parte. Ele subtrai à influência de Satanás os que foram iludidos por seus enganos, colocando-os dentro dos limites do trono de Deus, o trono circundado pelo arco-íris da promessa. Não há em Cristo judeu ou grego, servo ou livre.” Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 190

Leia 1 Pedro 2:9, 10 para descobrir os quatro títulos que Pedro aplicou à igreja. A maior parte destes títulos foi retirada de textos que se referem a Israel (Êxodo 19:6; Isaías 43:20). O que enfatizam estes títulos sobre o relacionamento da igreja com Deus? Exemplo: O título “geração eleita” enfatiza que Deus escolheu a igreja e tem um propósito específico para ela.

Perguntas para consideração:

1. Os sacerdotes faziam sacrifícios de animais que apontavam para o Messias. Sendo um sacerdócio real, que tipos de “sacrifícios” devem fazer os membros da igreja? (1 Pedro 2:5).

2. Deus separou Israel para ser uma nação santa, que deveria partilhar a salvação com o mundo. É possível separar-se do mundo e, ao mesmo tempo, partilhar o evangelho com ele? A experiência de Israel e o exemplo de Jesus respondem a esta pergunta?

3. Deus sempre teve um remanescente (leia 1 Reis 19, especialmente o verso 18). Porque é, às vezes, mais fácil ser fiel entre os ímpios do que entre pessoas afastadas da igreja?

Resumo: O verdadeiro Israel (antes e depois da cruz) é o Israel da fé, que vive num relacionamento espiritual e de aliança com Deus e atua como o Seu representante.