14.5.21

Estudo Adicional 14.05.21

Sexta-feira, 14 de Maio


Leia do Espírito de Profecia: “O êxodo” (p. 196-202), “Do Mar Vermelho ao Sinai” (p. 203-211) e “Israel recebe a lei” (p. 213-222), em Patriarcas e Profetas.

“O espírito de escravidão é gerado por se procurar viver de acordo com a religião legal, pelo esforço de cumprir as reivindicações da lei em nossa própria força. Há esperança para nós apenas ao nos colocarmos sob a aliança abraâmica, que é a aliança da graça pela fé em Cristo Jesus. O evangelho pregado a Abraão, por meio do qual ele teve esperança, era o mesmo que é pregado a nós hoje, por meio do qual temos esperança. Abraão olhou para Jesus, que é também o Autor e Consumador de nossa fé.” Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 1.198, 1.199

“Durante o cativeiro no Egito muitos israelitas haviam perdido em grande parte o conhecimento da lei de Deus, e misturaram seus preceitos com costumes e tradições gentílicos. Deus os levou ao Sinai, e ali de viva voz declarou Sua lei.” Patriarcas e Profetas, p. 238

Perguntas para consideração:

1. De que maneira foi concebida a aliança para manter as liberdades físicas e espirituais de Israel? (veja Levítico 26:3-13; compare com Deuteronómio 28:1-15).

2. Em Êxodo 19:5, 6 o Senhor declarou: “toda a terra é Minha”. Porque disse Ele isto, especialmente neste contexto de buscar estabelecer uma aliança com aquele povo? Como se encaixam aqui a nossa compreensão do sábado e o que ele significa?

3. Se somos perdoados pela graça, qual é a função da graça na vida de fé e obediência?

Resumo: A aliança de Deus com Israel no Sinai foi uma aliança de graça. Tendo mostrado o Seu amor através da libertação do Egipto, Deus convidou a nação a fazer uma aliança com Ele, que manteria e promoveria as suas liberdades. Embora Israel tivesse respondido afirmativamente, ele não tinha fé verdadeira motivada por amor. Na maior parte das vezes, o povo não entendeu a verdadeira natureza da aliança e corrompeu-a num sistema de salvação pelas obras. Não precisamos repetir este fracasso e ignorar a graça estendida aos pecadores.