8.5.21

Aliança No Sinai

Lição 7, 08 a 14 de Maio


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim;” (Êxodo 19:4).

LEITURAS DA SEMANA: Deuteronómio 1:29-31; Oséias 11:1; Apocalipse 5:9; Deuteronómio 29:10-13; Êxodo 19:5, 6; Romanos 6:1, 2; Apocalipse 14:12; Romanos 10:3

“Um menino, um dos sete da família, sofreu um acidente e foi levado para o hospital. Na sua casa, raramente havia o suficiente para comer. Ele nunca tinha bebido mais do que uma parte de um copo de leite, que era repartido entre duas crianças, e quem bebia primeiro tinha que ter cuidado para não beber mais do que devia. Depois que o menino foi acomodado no seu leito no hospital, a enfermeira trouxe-lhe um grande copo de leite. Ele examinou com ansiedade aquele copo e então, lembrando-se das privações em casa, perguntou: ‘Até onde posso beber?’ A enfermeira, com os olhos a brilhar e um nó na garganta, disse: ‘Bebe tudo, meu filho!’” (H. M. S. Richards, “Free Grace” [“Livre Graça”]; Voice of Prophecy News [Notícias da Voz da Profecia], junho de 1950, p. 4).

Tal como este menino, Israel tinha o privilégio de beber profundamente dos mananciais da salvação, como também nós o temos. A libertação de Israel de séculos de escravidão e opressão foi uma maravilhosa revelação da graça. A graça está envolvida na nossa libertação do pecado.

Resumo da semana: Que imagens usou Deus para descrever o Seu relacionamento com Israel? Como é que as histórias do Êxodo e do Sinai se assemelham à salvação pessoal? Qual era a função da lei na aliança do Sinai?