29.5.21

Estudo Adicional 28.05.21

Sexta-feira, 28 de Maio


Leia no Espírito de Profecia: Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 7, p. 1.096; “A observância do sábado”, em Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 349-351; “Do Mar Vermelho ao Sinai”, em Patriarcas e Profetas, p. 295-297.

Os Dez Mandamentos definem de maneira abrangente e fundamental as relações entre Deus e o ser humano e também entre o ser humano e os seus semelhantes. No decálogo, o mandamento do sábado é central. Ele identifica o Senhor do sábado de modo especial e indica a Sua esfera de autoridade e propriedade. Observe estes dois aspectos: (1) a identidade da Divindade: Yahweh (SENHOR), que é o Criador (Êxodo 20:11; 31:17) e que, portanto, ocupa lugar singular; (2) a esfera da Sua propriedade e autoridade – “os céus e a Terra, o mar e tudo o que neles há” (Êxodo 20:11; compare com Êxodo 31:17). Nestes dois aspectos, o mandamento do sábado tem as características típicas dos selos de documentos de tratados internacionais do antigo Oriente Próximo. Estes selos geralmente estão no centro de documentos de tratados e contêm (1) a identidade da divindade (geralmente um deus pagão) e (2) a esfera de propriedade e autoridade (geralmente uma área geográfica limitada).

“A santificação do Espírito assinala a diferença entre os que têm o selo de Deus e os que guardam um dia de repouso espúrio. Quando vier a prova, será mostrado claramente o que é a marca da besta. Ela é a observância do domingo [...]. Deus designou o sétimo dia como o Seu dia de repouso [citado Êxodo 31:13, 17, 16]. Assim é traçada a distinção entre os leais e os desleais. Aqueles que desejam ter o selo de Deus na sua fronte devem guardar o sábado do quarto mandamento.” Ellen G. White, Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 7, p. 1.096

Perguntas para consideração:

1. Levítico 19:30 relaciona o santuário e o sábado. Considerando o que aprendemos sobre o sábado como sinal, porque é que esta relação tem sentido?

2. A guarda do sábado tem ajudado a sua vida? Precisa fazer mudanças?

Resumo: O sábado é o sinal da aliança que vai até a consumação do plano da salvação; aponta para a criação passada, e, como sinal da aliança da graça, para a restauração final, quando Deus renovará todas as coisas.