14.5.21

Deus e Israel

Quarta-feira, 12 de Maio


“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha. E vós me sereis reino sacerdotal e povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.” Êxodo 19:5, 6)

Nestes versos, o Senhor estava a propor a Sua aliança com os filhos de Israel. Embora em certo sentido o Senhor os tivesse chamado, esse chamado não foi concedido automaticamente sem a escolha deles. Eles tiveram que cooperar. Até a libertação do Egito tinha envolvido a sua cooperação: se não tivessem feito o que o Senhor tinha mandado (como colocar o sangue nos umbrais das portas), eles não teriam sido libertados. Era assim tão simples.

Neste verso, o Senhor também não lhes disse: “Quer gostem ou não, serão um tesouro peculiar para Mim e uma nação de sacerdotes”. Não é assim que funciona, e não é isso que o texto diz.

6. Leia Êxodo 19:5, 6. Como entende o que o Senhor disse no contexto da salvação pela fé? A ordem de obedecer ao Senhor de alguma forma anula o conceito de salvação pela graça? Como podemos resolver esta questão? Romanos 3:19-24; 6:1, 2; 7:7; Apocalipse 14:12

“Não ganhamos a salvação por nossa obediência, pois a salvação é um dom gratuito de Deus que recebemos pela fé. Mas a obediência é o fruto da fé.” Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 39

Pense no que o Senhor estava disposto a fazer pela nação de Israel: Ele não só a libertou milagrosamente da escravidão egípcia, mas desejava torná-la a Sua propriedade preciosa, uma nação de sacerdotes. Ao fundamentar o seu relacionamento com Ele na Sua salvação (tanto a temporal, da escravidão egípcia, como a eterna), o Senhor buscava elevá-la a um nível espiritual, intelectual e moral que a tornaria a maravilha do mundo antigo. Tudo isto com o propósito de usar os filhos de Israel para pregar o evangelho às nações. Tudo o que eles tinham que fazer, em resposta, era obedecer.

A nossa experiência com o Senhor deve reflectir o mesmo princípio visto no estudo de hoje?