Lição 10, 29 de Maio a 04 de Junho
Sábado à tarde
VERSO ÁUREO: “Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei um concerto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá.” Jeremias 31:31
LEITURAS DA SEMANA: Jeremias 31:31-34; Mateus 5:17-28; Oseias 2:18-20; Isaías 56:6, 7; Hebreus 8:7, 8; 10:4; Mateus 27:51
Uma caricatura numa revista há anos atrás mostrava um homem de negócios num escritório diante de um grupo de executivos. Ele segurava uma caixa de detergente, mostrando-a àqueles homens e mulheres. Orgulhosamente, ele apontou para a palavra “novo”, em grandes letras vermelhas na caixa, dando a entender que o produto era novo. O executivo então disse: “É o ‘novo’ na caixa que é novo”. Noutras palavras, o que tinha mudado, o que era novo, era simplesmente a palavra “novo” na caixa. Todo o resto era o mesmo.
Em certo sentido, pode-se dizer que a nova aliança é assim. O fundamento da aliança, a esperança fundamental que ela tem para nós, as condições fundamentais desta nova aliança são as mesmas encontradas na antiga. Sempre foi uma aliança de graça e misericórdia de Deus, com base num amor que transcende as fraquezas e derrotas humanas.
Resumo da semana: Que semelhanças e paralelos existem entre a antiga aliança e a nova? Qual é a função da lei na aliança? Com quem foram feitas as alianças? O que quer o livro de Hebreus dizer com a expressão “melhor concerto”? (Hebreus 8:6). Que relação existe entre a aliança e o santuário celestial?