Segunda-feira, 10 de Maio
“Portanto, dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, vos livrarei da sua servidão e vos resgatarei com braço estendido e com juízos grandes. E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios;” Êxodo 6:6, 7
3. Com base nos versos acima, quais são as funções de Deus para com a humanidade na aliança? Concentre-se na frequência com que a palavra “Eu” aparece nestes versos.
A libertação de Israel da escravidão egípcia e o livramento de Noé e a sua família do dilúvio são os dois eventos salvadores destacados nos escritos de Moisés. Ambos apresentam percepções sobre a ciência da salvação. Mas o êxodo especialmente apresenta o padrão básico.
Quando Deus disse a Israel, através de Moisés, “vos resgatarei” (Êxodo 6:6), Ele literalmente disse: “Eu vou agir como o parente que resgata”, ou go’el.
“A palavra ‘resgatar’ no verso 6 [de Êxodo 6] refere-se ao costume no qual um membro da família comprava ou resgatava outro, especialmente quando esse membro estava em condição de escravidão por motivo de dívida, ou quando ainda estava em vias de entrar em escravidão. Aparentemente, Israel não tinha parente terrestre para o resgatar, mas agora Deus era parente de Israel, o seu parente Redentor” (Bernard L. Ramm, His Way Out [Sua Saída]. Glendale, CA: Regal Books Division, G/L Publications, 1974, p. 50).
4. Como podemos entender a ideia de “resgatar” ou comprar o povo da escravidão? Qual era o preço a pagar? O que revela isto sobre o nosso valor? Marcos 10:45; 1 Timóteo 2:6; Apocalipse 5:9
Em Êxodo 3:8, Deus disse que “desceu” para resgatar Israel. Este é um verbo hebraico comum para designar a interacção de Deus com a humanidade. O Senhor estava no Céu, e nós, na Terra. Apenas quando Deus “desceu” à Terra Ele nos pôde resgatar. No sentido mais verdadeiro da ideia, apenas quando Jesus desceu, viveu, sofreu, morreu e ressuscitou por nós, pudemos ser resgatados. “E o Verbo Se fez carne e habitou entre nós” (João 1:14) é outra maneira de dizer que Deus desceu para nos salvar.