29.5.21

Sinal De Santificação

Quarta-feira, 26 de Maio


“Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados, porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.” Êxodo 31:13

Êxodo 31:12-17 é um texto excepcionalmente rico sobre o sábado, e vem logo depois das orientações do Senhor para a construção do santuário e o estabelecimento dos seus rituais (Êxodo 25:1–31:11).

O conceito do sábado como um “sinal” visível, exterior e eterno entre Deus e o Seu povo é expresso desta maneira pela primeira vez. O texto contém alguns conceitos impressionantes que merecem o nosso estudo. Neste texto são reunidas duas novas ideias:

1. O sábado como sinal de conhecimento;

2. O sábado como sinal de santificação;

Considere o aspecto do sinal relacionado ao conhecimento. A compreensão hebraica de conhecimento inclui aspectos intelectuais, relacionais e emocionais. “Conhecer” não significava simplesmente saber um facto, especialmente quando uma pessoa estivesse envolvida. “Conhecer” também significava ter um relacionamento significativo com a pessoa conhecida. Assim, conhecer o Senhor significava estar no relacionamento certo com Ele – servi-Lo (1 Crónicas 28:9), temê-Lo (Isaías 11:2), crer Nele (Isaías 43:10), confiar Nele, buscá-Lo (Salmos 9:10) e invocar o Seu nome (Jeremias 10:25).

5. Consulte cada um dos textos do parágrafo acima. De que maneira eles nos ajudam a entender o que significa “conhecer” o Senhor?

O sábado também é um sinal de santificação. Significa que o Senhor “santifica” o Seu povo (compare com Levítico 20:8; Deuteronómio 7:6).

O processo de santificação é obra do amor redentor de Deus e revela salvação e redenção. Tanto a justiça (justificação) como a santificação são obras Dele: “Eu sou o Senhor, que os santifico” (Levítico 20:8). Portanto, o sábado é um sinal que dá conhecimento de Deus como Santificador. “Dado ao mundo como sinal do Criador, o sábado é também o sinal de Deus como o nosso Santificador.” Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 350

Qual é a função da guarda do sábado no processo de santificação? Como usa o Senhor a nossa experiência de guardar o sábado para nos santificar?