1.5.21

A Descendência de Abraão

Lição 6, 01 a 07 de Maio


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” 1 Pedro 2:9

LEITURAS DA SEMANA: Ezequiel 16:8; Deuteronómio 28:1, 15; Jeremias 11:8; Génesis 6:5; João 10:27, 28; Gálatas 3:26-29; Romanos 4:16, 17

“Um dia, numa cidade pequena, o relógio na vitrine do joalheiro parou às 8h45. Muitos cidadãos tinham ficado dependentes daquele relógio para saber a hora. Naquela manhã, homens e mulheres de negócios olharam para a vitrine e notaram que ainda eram 8h45; crianças a caminho da escola ficaram surpresas ao descobrir que ainda tinham tempo. Muitas pessoas se atrasaram naquela manhã porque o pequeno relógio na vitrine do joalheiro tinha parado” (C. L. Paddock, God’s Minutes [Minutos de Deus]. Nashville, TN: Southern Publishing Association, 1965, p. 244, adaptado).

Que representação do fracasso de Israel! Deus colocara Israel “no meio das nações” (Ezequiel 5:5) – na ligação geográfica estratégica entre três continentes (África, Europa e Ásia). Ele deveria ter sido o “relógio” espiritual do mundo.

Porém, tal como o relógio na vitrine do joalheiro, Israel, em certo sentido, parou. No entanto, não foi um fracasso total, pois naquela época, tal como hoje, Deus tinha o Seu remanescente fiel. Nesta semana, vamos estudar a identidade e a função do Israel de Deus em todas as épocas.

Resumo da semana: Que promessas da aliança fez o Senhor a Israel? Que condições vieram com estas promessas? A nação cumpriu essas condições? O que aconteceu quando eles desobedeceram?