Quinta-feira, 06 de Maio
Apesar das falhas de Israel, o Senhor não abandonou o Seu plano de criar um povo para O servir. No Antigo Testamento, é retratada a expectativa de que o Senhor criaria um Israel espiritual, um corpo de fiéis, judeus e gentios, que continuasse a evangelizar. Chegamos à igreja primitiva.
Leia Gálatas 3:26-29.
6. A que promessa se referiu Paulo no verso 29?
7. Que elemento principal torna uma pessoa herdeira dessas promessas? Gálatas 3:26
8. Porque acabou Paulo com distinções de sexo, nacionalidade e status social?
9. O que significa ser “um em Cristo”?
10. Leia Romanos 4:16, 17. Como é que estes versos nos ajudam a entender Gálatas 3:26-29?
Como filho de Abraão, Cristo tornou-Se, em sentido especial, herdeiro das promessas da aliança. Mediante o baptismo, adquirimos parentesco com Cristo e, através Dele, adquirimos o direito de participar das promessas feitas a Abraão. Portanto, tudo o que Deus prometeu a Abraão encontra-se em Cristo, e as promessas tornam-se nossas, não por nacionalidade, etnia ou sexo, mas pela graça, que Deus nos concede pela fé.
“A dádiva a Abraão e sua semente incluirá não simplesmente a região de Canaã, mas a Terra toda. [...]“A promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé”. Romanos 4:13. E a Bíblia claramente ensina que as promessas feitas a Abraão devem cumprir-se por meio de Cristo. [...] Os crentes tornam-se herdeiros de “herança incorruptível, incontaminável, e que se não pode murchar” (Gálatas 3:19; 1 Pedro 1:4), a saber, a Terra livre da maldição do pecado.” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 115). Esta promessa será cumprida literalmente quando os santos viverem na nova Terra com Cristo para todo o sempre (Daniel 7:27).