4.2.19

Retendo os Ventos

Domingo, 03 de Fevereiro

1. Leia Apocalipse 7:1-3 e 2 Pedro 3:9-14. O que viu João? Por quanto tempo os anjos devem reter os ventos? O que ocorrerá quando o selamento for concluído?

No Antigo Testamento, os ventos representam forças destrutivas pelas quais Deus executa juízos sobre os ímpios (Jeremias 23:19, 20; Daniel 7:2). “Ao cessarem os anjos de Deus de conter os ventos impetuosos das paixões humanas, ficarão à solta todos os elementos de contenda” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 614). Essas forças destrutivas estão a ser retidas pela intervenção divina enquanto ocorre o selamento do povo de Deus.

Nos tempos antigos, o principal significado do selamento era propriedade. O significado do selamento simbólico no Novo Testamento é que “o Senhor conhece os que Lhe pertencem” (2 Timóteo 2:19). Deus reconhece o Seu povo e sela-o com o Espírito Santo (Efésios 1:13, 14; 4:30). No tempo do fim, o selo na testa é concedido ao fiel povo de Deus, que guarda os Seus mandamentos (Apocalipse 14:1, 12). O selo de Deus não é uma marca visível colocada na testa, mas, como afirma Ellen G. White, significa “a consolidação na verdade, tanto intelectual como espiritualmente, de modo que [o povo de Deus] não possa ser abalado” (Eventos Finais, p. 220). Por outro lado, os que por fim se posicionarem do lado da besta receberão a sua marca (Apocalipse 13:16, 17).

A fidelidade do povo de Deus selado foi provada em todas as gerações. No entanto, a prova de fidelidade na crise final será a guarda dos mandamentos de Deus (veja Apocalipse 12:17; 14:12). De maneira especial, o quarto mandamento tornar-se-á a prova de obediência ao Senhor (Apocalipse 14:7). Assim como o Sábado foi o sinal do povo de Deus nos tempos bíblicos (Ezequiel 20:12, 20; Hebreus 4:9, 10), também será o sinal de lealdade a Deus na crise final.

No tempo do fim, o selo funciona também como um sinal de proteção contra as forças destrutivas das sete últimas pragas (veja Ezequiel 9:1-11 como pano de fundo de Apocalipse 7:1-3). Portanto, a questão levantada em Apocalipse 6:17 é finalmente respondida: os que permanecerão protegidos no dia da ira de Deus são o Seu povo selado.

Paulo advertiu-nos a não entristecer o Espírito Santo por quem fomos selados (Efésios 4:30). O que significa isto? Que escolhas pode fazer para não O entristecer?