16.2.19

Comentários Ellen White - Sábado à tarde

Comentários Ellen White: Lição 08 – Satanás, Um Inimigo Derrotado 

Sábado à tarde 

“Grandes coisas estão diante de nós, e desejamos acordar as pessoas da sua indiferença, para que se preparem para aquele dia. […] Não devemos agora abandonar a nossa confiança, mas ter firme certeza, mais firme do que nunca dantes. Até aqui nos ajudou o Senhor, e Ele nos ajudará até ao fim. Olharemos para os marcos miliários, que nos recordam o que o Senhor tem feito por nós, para nos confortar e salvar da mão do destruidor. Desejamos conservar sempre vivas na memória todas as lágrimas que o Senhor tem enxugado dos nossos olhos, todas as dores que suavizou, todas as ansiedades que desvaneceu, todos os temores que dissipou, todas as necessidades que supriu, todas as bênçãos que concedeu, e avigorar-­nos para tudo quanto nos aguarda no restante da nossa peregrinação. 

Não podemos senão esperar novas perplexidades na luta que está para vir, mas podemos fixar a vista no passado, da mesma maneira que no futuro, e dizer: “Até aqui nos ajudou o Senhor” (1 Samuel 7:12). “A tua força será como os teus dias” (Deuteronómio 33:25). As provações não excederão às forças que nos serão dadas para suportá-las.” Este Dia com Deus [MM 1980], p. 55 

“Para além da cruz do Calvário, com a sua angústia e vergonha, contemplou Jesus o grande dia final, quando o príncipe das potestades do ar encontrará a sua destruição na Terra tão longamente desfigurada por sua rebelião. Jesus contemplou a obra do mal para sempre finda, e a paz de Deus enchendo o Céu e a Terra. 

Dali em diante os seguidores de Cristo deviam olhar para Satanás como um inimigo vencido. Na cruz Jesus haveria de alcançar a vitória por eles; Ele queria que aceitassem essa vitória como deles mesmos. “Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum” (Lucas 10:19). 

A onipotente força do Espírito Santo é a defesa de cada pecador arrependido. A ninguém que, em arrependimento e fé, haja invocado a Sua proteção, permitirá Cristo que caia sob o poder do inimigo. O Salvador acha-Se ao lado das Suas criaturas tentadas e provadas. Com Ele não pode haver coisa como fracasso, perda, impossibilidade ou derrota; podemos fazer todas as coisas por meio Daquele que nos fortalece. Ao sobrevirem as tentações e provas, não esperem até haverem ajustado todas as dificuldades, mas olhem a Jesus, o seu ajudador.” O Desejado de Todas as Nações, p. 490, 493 

“O que verdadeiramente crê em Cristo, torna-se participante da natureza divina, e tem força de que se pode valer sob qualquer tentação. Não cairá sob a tentação, nem será deixado a fracassar. No tempo de provação, ele apelará para as promessas, e por elas escapará das corrupções que pela concupiscência há no mundo.” Minha Consagração Hoje [MM 1953, 1989], p. 256