17.2.19

A Mulher e o Dragão

Domingo, 17 de Fevereiro 

1. Leia Apocalipse 12:1-5. João viu dois grandes sinais: uma mulher grávida de um filho e um dragão. Quem é esta mulher e o que ensinam estes versos? 

Na Bíblia, a palavra “mulher” é usada como símbolo do povo de Deus (2 Coríntios 11:2): uma mulher pura representa cristãos fiéis, enquanto uma prostituta representa cristãos apóstatas. A mulher de Apocalipse 12 simboliza primeiro Israel, a quem o Messias veio (Apocalipse 12:1-5); nos versos 13 a 17 ela representa a igreja verdadeira que dá à luz o remanescente. 

O Sol representa a glória do caráter de Cristo, a Sua justiça (Malaquias 4:2). Ele é “a luz do mundo” (João 8:12), e o Seu povo deve refletir a luz do Seu caráter amoroso (Mateus 5:14-16). A Lua, um luzeiro menor (Génesis 1:16), aponta para as promessas do Antigo Testamento, prefigurando a obra de Cristo. 

Outro sinal que João observou na visão foi um dragão vermelho, identificado posteriormente como o diabo e Satanás, a antiga serpente (Apocalipse 12:9). A sua cauda, simbolizando os meios usados para enganar (Isaías 9:14, 15; Apocalipse 9:10), arrastou um terço das estrelas do Céu para a Terra. Ao cair da sua posição exaltada no Céu (Isaías 14:12-15), Satanás conseguiu enganar um terço dos anjos. Esses anjos caídos são demónios que auxiliam o diabo na oposição a Deus e à Sua obra de salvação (veja 1 Timóteo 4:1). O dragão é descrito como tendo “sete cabeças e dez chifres” (Apocalipse 12:3, ARC), símbolo dos agentes no mundo usados por Satanás: Roma pagã (Apocalipse 12:4) e o espiritismo (Apocalipse 16:13). “Declara-se que o dragão é Satanás (Apocalipse 12:9); foi ele que atuou sobre Herodes para matar o Salvador. Mas o principal agente de Satanás, ao fazer guerra contra Cristo e o Seu povo, durante os primeiros séculos da era cristã, foi o Império Romano, em que o paganismo era a religião dominante. Assim, embora o dragão represente primeiro Satanás, é, em sentido secundário, símbolo da Roma pagã” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 438). 

2. Leia Apocalipse 12:9. Satanás foi chamado de “a antiga serpente”. Qual é a relação entre Génesis 3:15 e a tentativa do dragão de destruir o Descendente da mulher “quando [Este] nascesse” (Apocalipse 12:4)? 

Desde o princípio, Satanás esteve à espera do Messias, o Filho que nasceria para destruí-lo. Quando o Messias nasceu, Satanás usou Roma pagã (simbolizada pelo dragão em Apocalipse 12:4) para O destruir (veja Mateus 2:13-16). Mas o Filho “foi arrebatado para Deus até ao Seu trono” (Apocalipse 12:5).