Lição 6, 02 a 08 de Fevereiro
Sábado à tarde
LEITURAS DA SEMANA: Apocalipse 7; 14:4, 5, 12; 17:5; 2 Pedro 3:9-14; Deuteronómio 8:11-17; Romanos 3:19-24
VERSO PARA MEMORIZAR: “Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.” Apocalipse 7:14
A mensagem apresentada na abertura dos sete selos mostra que cada pessoa que afirma crer em Cristo encontra bênçãos pela sua fidelidade ou maldições pela sua infidelidade. Os primeiros quatro selos descrevem os meios disciplinares de Deus para despertar o Seu povo da letargia espiritual e torná-lo vitorioso. No entanto, o povo de Deus também sofre injustiça e opressão neste mundo avesso ao evangelho. Na abertura do sexto selo, Deus está pronto para lidar com os que prejudicaram o Seu povo.
O capítulo 7 é um intervalo inserido entre o sexto e o sétimo selos. O sexto selo leva-nos até à segunda vinda de Cristo. Enquanto os ímpios enfrentam o juízo, Apocalipse 7 responde à pergunta deles acerca de quem subsistirá no dia da vinda de Cristo: os que foram selados, os 144 mil. As outras características desse povo são apresentadas em Apocalipse 14:1 a 5.
Há também um intervalo inserido entre a sexta e a sétima trombetas (Apocalipse 10:1–11:14). Este intervalo, que começa com o Segundo Grande Despertamento e o surgimento do Movimento Adventista, coincide com o mesmo período de tempo das cenas iniciais do capítulo 7 e concentra-se na experiência e na missão do povo de Deus no tempo do fim.