16.9.18

Perante Félix

Domingo, 16 de Setembro

Cinco dias depois da transferência de Paulo para Cesareia, um grupo de importantes líderes judeus – o sumo sacerdote, alguns membros do Sinédrio e um advogado chamado Tértulo – vieram de Jerusalém e apresentaram formalmente diante de Félix as suas acusações contra o apóstolo (Atos 24:1-9).

Este é o único julgamento em Atos em que os acusadores empregaram um advogado. No seu discurso, Tértulo tentou uma estratégia interessante para ganhar o favor do governador. Simplesmente não era verdade que, sob o governo de Félix, os judeus tinham desfrutado de um longo período de paz. Realmente, nenhum outro governador tinha sido tão repressivo e violento, e isto gerou um enorme antagonismo entre os judeus em relação ao governo romano. Com muita criatividade, Tértulo usou a própria política administrativa do governador para convencê-lo de que ele alcançaria estabilidade política neste caso também apenas através de severa repressão.

Depois, ele apresentou três acusações específicas contra Paulo: (1) que ele era um agitador que fomentava constantemente distúrbios entre os judeus por todo o império (Atos 24:5); (2) que era um líder dos nazarenos (Atos 24:5), o que implicava o cristianismo, na sua totalidade, como uma espécie de movimento revolucionário; e (3) que tinha tentado profanar o templo de Jerusalém (Atos 24:6).

1. De acordo com Atos 24:10-19, como respondeu Paulo a cada uma das acusações?

Dois outros pontos levantados por Paulo foram devastadores para a acusação: (1) a ausência das testemunhas da Ásia (Atos 24:18, 19), o que tinha potencial para tornar o julgamento inválido; e (2) o facto de que os judeus ali só podiam falar da audiência de Paulo perante o Sinédrio ocorrida na semana anterior (Atos 24:20); assim sendo, não tinham nada de que o acusar, à exceção da sua crença na ressurreição dos mortos (compare com Atos 23:6).

Félix imediatamente entendeu o peso dos argumentos de Paulo, mais ainda porque ele também estava um pouco familiarizado com o cristianismo, provavelmente por causa da sua esposa judia, Drusila. O facto é que ele decidiu suspender o processo até receber novas informações (Atos 24:22).

A resposta de Félix (Atos 24:24-27) revela muito sobre o seu caráter: ele procrastinou, podia ser subornado e foi oportunista. Paulo tinha poucas hipóteses de ter um julgamento justo com alguém como Félix.

Leia Atos 24:16. Paulo disse que se esforçava sempre para ter uma “consciência pura diante de Deus e dos homens”. O que significa isto? O que teria que mudar para dizer o mesmo?