11.9.18

Diante da Multidão

Terça-feira, 11 de Setembro

Atos 21:37-40 conta o que aconteceu depois. Enquanto Paulo era levado à fortaleza romana para ser interrogado, ele pediu permissão ao comandante para se dirigir ao povo, que ainda estava a clamar freneticamente pela sua morte.

Ao se dirigir ao comandante na língua grega, este pensou que Paulo podia ser um certo judeu do Egito que, cerca de três anos antes, tinha iniciado uma revolta em Jerusalém contra a ocupação romana. A revolta, porém, foi suprimida pelas forças romanas; muitos dos seus seguidores foram mortos ou presos, enquanto o egípcio conseguiu escapar.

Depois de afirmar que era de Tarso, não do Egito, Paulo recebeu permissão para falar. No seu discurso, ele não ofereceu uma resposta detalhada às acusações levantadas contra ele (Atos 21:28), mas contou-lhes a história da sua conversão, destacando a sua devoção ao judaísmo, a ponto de perseguir os que acreditavam em Jesus. Quando confrontado com uma série de revelações da parte do Senhor, ele não teve escolha senão obedecer. Isto explicava a total reviravolta na sua vida e o seu chamado para pregar aos gentios. Em vez de entrar numa discussão teológica, Paulo contou-lhes a sua experiência e porque estava a fazer o que fazia.

3. Leia Atos 22:22-29. Como reagiu a multidão à afirmação de Paulo de que ele era um apóstolo dos gentios?

A decisão de deixar Paulo falar não correu muito bem. Ao referir-se ao seu compromisso com os gentios, Paulo parecia estar a confirmar a veracidade das acusações contra ele (Atos 21:28), e a multidão ficou ainda mais irritada.

O comandante romano pode não ter entendido tudo o que Paulo disse; por isso, ele decidiu interrogá-lo através de açoites. Contudo, além de ser judeu de puro sangue (Filipenses 3:5), Paulo também tinha cidadania romana, e quando mencionou isso, o comandante teve que recuar. Como cidadão romano, Paulo não podia ser submetido a este tipo de tortura.

4. Leia o discurso de Paulo (Atos 22:1-21). Quais são as provas de que, além de se defender, ele também estava a pregar aos seus irmãos judeus? Porque contou ele a sua história de conversão? Porque podem as histórias de conversão ser tão poderosas?